Missão nos Emirados Árabes – Pelo Estado

Foto: Pixbay

Por: Pelo Estado

23/01/2024 - 08:01 - Atualizada em: 23/01/2024 - 08:40

O governador Jorginho Mello (PL) embarca no próximo mês, entre os dias 17 e 25, pós Carnaval, em comitiva para uma missão nos Emirados Árabes. As agendas devem acontecer em Dubai e Abu Dhabi, onde empresários e potenciais investidores serão apresentados aos principais atrativos do nosso Estado.

Acompanharão Jorginho os secretários Juliano Froehner (Articulação Internacional), Cleverson Siewert (Fazenda), Vânia Franco (Articulação Nacional), Danieli Porporatti (secretária-geral de Governo) e do presidente da SCPAR, Renato Lacerda. A comitiva contará ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, e do deputado estadual Antídio Lunelli. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira.

De acordo com o secretário Cleverson Siewert, esta viagem é mais uma oportunidade de atrair novos investimentos para Santa Catarina, já que este é um componente fundamental na gestão do governador Jorginho Mello. Ainda de acordo com Siewert, Santa Catarina tem muito o que mostrar aos investidores internacionais como 2º estado mais competitivo do país, com o 6º maior PIB do Brasil e grande diversidade produtiva. Além de oferecer fácil acesso a portos, aeroportos e uma malha rodoviária eficiente, facilitando a distribuição nacional e internacional. O estado conta ainda com uma mão de obra altamente qualificada, resultado de um sistema educacional de qualidade, tornando-o um polo de excelência para empresas que buscam talentos em diversas áreas. São excelentes cartões de visita para mostrarmos ao mundo.

Operação Presságio

Está cada vez mais complicada a situação do ex-secretário de turismo de Florianópolis, Ed Pereira, investigado na Operação Presságio, que foi deflagrada na última semana, quando também foi exonerado pelo prefeito Topázio Neto. A ONG de Ed, chamada Bem Possível, também é alvo da operação. Há alguns anos, a instituição já havia sido investigada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por repasses irregulares de verbas. A suspeita é que ela estava sendo usada para repassar verbas ao ex-secretário no esquema de corrupção da empresa de lixo.

Nas redes sociais, Ed Pereira defendeu-se e deixou no ar que a operação seria uma jogada política dos adversários.

BRDE

Após pouco mais de três semanas do lançamento do Pronampe Emergencial SC, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) alcança a meta de contratações voltadas para micro e pequenas empresas catarinenses. Ao todo, foram financiados R$ 140 milhões, com recursos para 1.083 empreendedores em 87 municípios afetados pelas enchentes de outubro e novembro do ano passado. Além dos prazos de pagamento e carência estendidos pelo banco, o Governo de Santa Catarina subsidiou 50% e 100% da taxa de juros nos municípios com decreto de emergência ou estado de calamidade pública, respectivamente.

Gás Natural

O Gás Natural canalizado passa a atender ao município de Ponte Alta, sendo o primeiro município da região Serrana a receber o combustível através da rede integrada ao sistema de distribuição da SCGÁS e a 72ª cidade catarinense a contar com uma opção energética limpa e eficiente. Com isso a SCGÁS avança no sentido de, ainda em 2024, atender a mais três municípios da Região Serrana com a rede canalizada, sendo eles Otacílio Costa, Palmeiras e Lages, este último já atendido com rede local de distribuição do combustível.

Voos extras

As principais empresas aéreas que atuam em Santa Catarina programaram 112 voos extras com destino aos aeroportos catarinenses entre os dias 9 e 16 de fevereiro, período do feriado de Carnaval. A GOL informou que terá 64 voos extras. Da Latam, serão 32 voos extras no período. A companhia prevê transportar em Santa Catarina durante o feriado prolongado cerca de 33 mil passageiros em 222 pousos no estado. Já a Azul informou que realizará 16 voos extras. Serão seis voos extras de Campinas (SP), dois de Belo Horizonte (MG) e dois de Foz do Iguaçu (PR) para o município de Florianópolis (SC). Já Joinville (SC), Navegantes (SC) e Chapecó (SC) receberão dois voos de Campinas (SP), cada, no período.

Cooperativas e Concessionárias de Energia

O governador Jorginho Melo (PL) sancionou, na sexta-feira, o projeto de Lei 500/2023, de origem do executivo, que visa fortalecer e expandir e melhorar as redes elétricas nas áreas rurais do estado. O projeto que atende uma reivindicação da FRENCOOP, presidida pelo deputado Zé Milton (PP), e da Federação das Cooperativas de Energia Elétrica — FECOERUSC — propõe a inclusão de um dispositivo na legislação estadual para conceder benefícios as cooperativas e concessionárias de energia para impulsionar investimentos na construção e ampliação das redes elétricas. O destaque do projeto sancionado é a criação de um crédito presumido de até 20% do ICMS anual, direcionado às cooperativas e concessionárias, para financiar a construção de subestações, linhas de transmissão e instalação e melhoria das redes trifásicas.

Aquicultura e Pesca

O Governo do Estado anuncia nesta terça-feira, 23, a parceria criada para o intercâmbio de informações da Pesca Artesanal e Industrial. O acordo será firmado entre a Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca, Univali e Epagri. Outra novidade é o início do Projeto Biopesca SC da Fapesc/Udesc para estudo da biologia populacional de recursos pesqueiros catarinenses. Além disso, haverá ainda o anúncio da autorização para uso da estrutura do Sapiens Parque S.A, em Florianópolis, para pesquisa com robalos e tainhas.