Micro produtores rurais isentos de ICMS

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/03/2016 - 04:03 - Atualizada em: 29/02/2016 - 18:04

Foto: Piero Ragazzi/Arquivo OCP Online

Foto: Piero Ragazzi/Arquivo OCP Online

Os micro produtores rurais de Santa Catarina serão isentos do pagamento de ICMS. É o que prevê projeto enviado na sexta-feira (26) à Assembleia Legislativa. Elaborada pela Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e Vigilância Sanitária, a proposta deve atender até 180 mil pequenos agricultores de todo o Estado. A expectativa é de que a lei seja votada e aprovada ainda este ano.

Com cerca de 300 mil produtores rurais, Santa Catarina é hoje destaque em todo o Brasil pela prática e incentivo à agricultura familiar. A nova lei vem para apoiar 60% do total desses produtores, que não terão de pagar imposto para comercializar produtos artesanais ou mesmo abrir a propriedade para a visita de turistas, o conhecido turismo rural. “A mudança na legislação deve incentivar a agricultura familiar, o turismo rural e tirar da informalidade a venda de produtos coloniais com valor agregado, como o pão caseiro, a cuca, a compota e o queijo colonial”, explica o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.

Hoje, não há qualquer tipo de isenção para a comercialização de pães, bolachas, mel, geleias, entre outros itens artesanais, o que obriga o produtor a pagar os mesmos 17% de ICMS cobrados dos grandes comerciantes. Pela Lei do Micro Produtor Rural, estarão livres do pagamento de ICMS os produtores que comercializarem até R$ 60 mil ao ano em vendas para o consumidor final – a conta não inclui a venda para estabelecimentos comerciais como supermercados e restaurantes.

* * *

1,5 ponto
Foi o recuo do Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas em fevereiro, ao passar de 76,2 para 74,7 pontos, o menor nível desde setembro de 2015. “Além de sinalizações de que a demanda interna continua enfraquecendo, a pesquisa mostra uma piora expressiva das expectativas em relação aos próximos meses”, afirma Aloisio Campelo, da FGV.

* * *

Água em Schroeder terá reajuste
A tarifa de água em Schroeder sofrerá reajuste de 11,49% a partir do dia 9. O aumento se dá por reposição inflacionária de acordo com o INPC do período de agosto de 2014 a outubro de 2015, de forma linear, em cada faixa de consumo. Os consumidores receberão as faturas reajustadas a partir do dia 15 de abril.

* * *

Confiança de Serviços cai
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 0,7 ponto entre janeiro e fevereiro, ao passar de 69,5 para 68,8 pontos. “Os sinais de uma relativa melhora registrados no início do ano não se confirmaram. O ambiente permanece marcado por uma demanda em queda, encolhimento do mercado de trabalho e piora nas condições de crédito”, avalia Silvio Sales, consultor da FGV.

* * *

Comércio
O Movimento do Comércio caiu 6,1% em janeiro de 2016, na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, de acordo com os dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação