Mercado Público Municipal: preservação do nosso patrimônio histórico

Por: Editorial

04/04/2024 - 06:04

O Mercado Público Municipal de Jaraguá do Sul, é um importante símbolo histórico e cultural da cidade. Prestes a ser restaurado, a iniciativa é crucial para preservação da identidade e memória de Jaraguá do Sul, garantindo que as futuras gerações possam apreciar e valorizar a história e a tradição local.

Localizado no coração da cidade, o Mercado Público é mais do que um simples prédio. É um espaço de encontros, de comércio, de cultura e de convivência, que atravessa gerações e guarda em seu ambiente as histórias e as vivências de tantos jaraguaenses.

Inaugurado em 1.965 com a finalidade de atender às reivindicações dos agricultores, o imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico por meio do Decreto Municipal nº 9018/2012 e integra o conjunto arquitetônico que compõe o Centro Histórico.

Preservar esse patrimônio é resguardar a essência e a alma da cidade e manter viva a conexão entre passado, presente e futuro. Cada detalhe arquitetônico carrega consigo uma parte da história de Jaraguá do Sul, sendo um dever da comunidade proteger e valorizar esse legado. Mais do que uma obra de restauração, o investimento no Mercado Público Municipal, da ordem de R$ 2,2 milhões, é um ato de amor e respeito pela cidade, pela sua história e pela sua gente.

Além de um compromisso com a preservação da identidade e da cultura local, é um gesto de gratidão para com aqueles que construíram e cuidaram deste lugar ao longo dos anos. Então, que a restauração desse importante imóvel seja um marco de renovação e de preservação, um exemplo de como o cuidado com o patrimônio histórico pode transformar e enriquecer uma comunidade. Que essa ação seja mais um testemunho do compromisso com a história e com o futuro de Jaraguá do Sul.