Mentiram pra você sobre dieta

Foto: Pixabay

Por: Polyana Souza

18/01/2023 - 05:01 - Atualizada em: 18/01/2023 - 06:34

Após alguns anos de prática clínica eu descobri algo que mudaria toda a minha conduta nutricional: dietas não funcionam para todo mundo. Nem mesmo o melhor plano alimentar é capaz de resolver o excesso de peso de forma definitiva para algumas pessoas.
A dieta não vai resolver a vida de ninguém se o real motivo do seu excesso de peso não for compreendido. Na maioria das vezes o problema não é a comida, o problema só se manifesta através dela.

Isso porque, mesmo montando o plano alimentar junto com o paciente, com o déficit calórico ideal para reduzir peso e com a melhor composição de nutrientes, eu percebi que o que acontecia eram problemas com relação a ansiedade, estresse e falta de foco que leva a pessoa a descontar suas emoções na comida. Isso tem se tornado cada vez mais comum na vida de quem tem dificuldades para perder peso.

E sabe qual é um dos grandes problemas de fazer dieta? É que ela não te diz o que fazer quando você estiver ansioso e quer comer uma barra de chocolate. Ela não entende que boa parte do seu desequilíbrio alimentar é fruto de desequilíbrios emocionais.

E qual a consequência? Você precisa de muita força de vontade, que rapidamente se esgota. A privação imposta pela mentalidade da dieta, de que existe um certo e um errado, alimentos que engordam e alimentos que emagrecem, pode e não pode, proibido e permitido, é exatamente o que te faz ser 8 ou 80. É o que te impede de ter equilíbrio e persistir no processo porque o tempo todo você acha que estragou tudo.

É preciso mudar essa mentalidade! Esquecer a ideia de perder em 1 mês a gordura que levou 1 ano para ganhar. Focar em mudar hábitos e entender emoções ao invés de restrições severas de curto prazo que geram compulsão alimentar posterior. Pensar a longo prazo e mudanças definitivas, e parar de vez com o famoso efeito sanfona de emagrece e em seguida engorda. Eu garanto para você que existe uma forma mais leve, tranquila e duradoura para perder peso.