Medo e casamentos – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

18/07/2024 - 07:07

 

Já ouvi dizer que há roupas que parecem servir a todos os tamanhos… Pensando bem, sim, há roupas que servem para todos, pelo menos sem que a pessoa seja muito exigente. Pois essas “roupas” bem que podem ser mensagens, mensagens que se ajustam a todas as cabeças, afinal, nós, humanos, somos diferentes em muitas coisas e absolutamente iguais em outras. O exemplo mais imediato de que posso fazer uso é o medo. Ou você, leitora, leitor, vai me dizer que não tem medo de nada? Duvido. Faço pouco dessa afirmação: – Ah, eu não tenho medo de nada! Quem não tiver medo de nada não atravessa a ponte, a ponte da vida, da vida ou da vidinha. Medo nos salva a pele, aliás, dizendo isso, lembro-me mais uma vez do cangaceiro Virgulino Lampião que dizia – “Quem tem medo se enterra vivo”. Morreu furado de balas… O medo faz bem, muito medo faz mal, Os romanos milenares já dizia isso: a virtude está no meio. Vim até aqui, leitora, leitor, para dizer que me deram há pouco um conselho. Duvido que o conselho não sirva para você, duvido. O tal conselho é este: – “Ainda que o sorrateiro medo continue soprando informações irrelevantes no seu ouvido, continue em frente, não dê ouvidos a ele, porque o medo morre de medo de que você o trate como algo irrelevante. Mate o medo”! Ah, quase esqueço, quem meu deu esse conselho foi o meu horóscopo do dia que, convenhamos, serve para todos os signos, ou será que apenas você e eu tenhamos medos? Sobre o que temos poder é insânia ter medo, sobre o que não podemos é melhor usar das armas de defesa, que jamais serão o recuo e a desistência, mas a inteligência e a ação correta. Pôxa, quase esqueço, jamais pode haver medo num casamento, a mulher, no

caso das mulheres, jamais devem ter um centímetro de medo do companheiro ao lado, se houver esse medo a mulher tem que cair fora, medo e amor não dormem na mesma cama. No caso das relações humanas, os medos não chegam de graça, costumam chegar por meio das diversas formas de comunicação da pessoa por perto, sinais que se ignorados podem ser a caminha fofa dos prepotentes…

 

NEGÓCIOS

O preço de qualquer produto é fixado sobre o valor inicial do produto mais todos os impostos e despesas que recaem sobre ele. Depois disso, vem o acréscimo que vai tipificar o lucro para o vendedor. Então, quando há oferecimento de descontos, os descontos são retirados do lucro. E quando os descontos são muito tentadores é porque o produto estava sendo vendido de modo indecente, muito acima do seu valor de venda. Nos negócios ninguém oferece nada no mole, sem bons lucros… Jamais.

 

CARÁTER

Por trás da manchete há o caráter de muitos. A manchete: – “Filhotes de girafa ameaçados pela caça ilegal são apresentados em zoológico no México”. Vamos lá. Caça ilegal? Então quer dizer que existe a caça legal? E dar tiros em girafinhas é diversão? E pode ser “diversão” legalizada? Todos esses tipos, todos, na salinha dos fundos, ah, vão aprender com quantos “paus” se faz uma canoa…

 

FALTA DIZER

Já falei aqui da indecência publicitária sobre as camisas dos nossos times de futebol. Os escudos dos times têm que ser procurados com lentes de aumento. E não duvide, a qualquer momento vão colocar publicidade num cantinho da nossa bandeira, afinal, isso aqui é Brasil… Bandoleiros ontem, hoje e sempre… Sempre? Abram o olho, safados!

 

Notícias no celular

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.