Médico de Jaraguá do Sul é condecorado pela Universidade de Harvard

Foto: Divulgação

Por: Debora Volpi

18/11/2023 - 06:11

O médico Márcio Carlos de Freitas, especialista em otorrinolaringologia e cirurgias da face em Jaraguá do Sul, comemorou sua formatura no curso “Princípios e Prática de Pesquisa Clínica” (PPCR) na renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Após um ano dedicado à formação, neste mês de novembro, ele foi ainda condecorado com um prêmio acadêmico por seu desempenho excepcional durante o curso. Seu grupo também foi premiado por ter o projeto mais inovador entre as apresentações finais.
O PPCR é voltado ao aperfeiçoamento de competências em pesquisa clínica, abrangendo a concepção, condução e interpretação crítica de estudos da saúde. Por envolver médicos dos Estados Unidos e estrangeiros, além de avançar no desenvolvimento das diversas áreas da medicina, o curso promove o intercâmbio entre profissionais de todo o mundo, incentivando pesquisas e colaborações internacionais.

Evento debate mobilidade e sustentabilidade

Nos próximos dias 22 e 23, o Novale Hub – Centro de Inovação recebe a 2ª edição do Innova Festival, dessa vez voltado para o tema “Smart Cities – Mobilidade e Sustentabilidade”. O evento promete ser um importante encontro de agentes públicos, especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas que desejam debater e explorar como as cidades inteligentes estão moldando o futuro.
O festival é parte integrante da programação de aniversário dos cinco anos de operação da Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, mantenedora do Novale Hub. A programação do Innova Festival contará com dois dias de palestras, incluindo sessões simultâneas em uma sala principal e salas paralelas, abordando os temas de smart cities, mobilidade elétrica e desenvolvimento urbano sustentável. Estão previstas três palestras sobre o panorama de Jaraguá do Sul, bem como uma mesa-redonda com mais de 12 especialistas do tema. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link disponível no site da Acijs.
Blumenau atinge a marca de 50 implantes percutâneos de válvula aórtica
Já se somam 50 pessoas poupadas dos riscos de uma cirurgia grave e de meses de recuperação, graças à tecnologia e atualização do time técnico da Cardioprime. O Centro de Hemodinâmica de uma das principais clínicas de cardiologia de Santa Catarina chegou à marca de 50 procedimentos de Transcatheter Aortic Valve Implantation (TAVI).
O procedimento é realizado desde agosto de 2017 e, apesar de tratar pacientes de alto risco, a grande maioria deles se recuperou bem. São duas unidades em operação, uma no Hospital Santa Catarina e outra no Shopping Park Europeu. Mais informações estão disponíveis em www.cardioprime.med.br.