Nada como uma boa conversa na hora do almoço. A reunião entre o governador Jorginho Mello e a bancada do MDB, realizada nesta quarta-feira (30), na Casa D’Agronômica, terminou com mais duas secretarias para o partido, ficando três no total. Em troca, apoio aos projetos governistas na Alesc e na eleição de 2026. Mas nem tudo saiu como o esperado. O deputado estadual Antídio Lunelli decidiu não aceitar o convite para a Agricultura, no lugar de Valdir Colatto, e indicou o colega Volnei Weber para a pasta. Além dele, o presidente estadual da sigla, deputado federal Carlos Chiodini, deverá ter espaço no colegiado estadual, ainda a ser definido. O destino pode ser a Casa Civil. O pacote pode incluir, também, a Cidasc, além de indicações a cargos subsequentes. O partido já ocupa a Infraestrutura, com Jerry Comper.
Escolas
Avança na Alesc o projeto de lei que cria o Plano Integrado para Gestão da Cidadania e Paz nas Escolas (Plin). O texto faz parte do pacote de 10 dez projetos elaborados em 2023 pelo Integra, comitê organizado pelo Parlamento para criar ações voltadas às unidades escolares. O PL segue tramitando nas comissões de Educação e Cultura; e de Segurança Pública.
Clubes de Tiro
O Projeto de Lei (PL) do Deputado Delegado Egídio Ferrari, que permite o funcionamento 24h por dia dos Clubes de Tiro, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc e segue agora para a Comissão de Segurança Pública. Desde julho de 2023, os clubes de tiro do Brasil possuem limite de horário de funcionamento (6h às 22h).
Mais deputados
O Projeto de Lei Complementar (PLP 148/2023), do deputado federal Pezenti (MDB/SC), que trata da representatividade de Estados e do DF na Câmara Federal, está em discussão na CCJ da Câmara dos Deputados. O projeto prevê a redistribuição de números parlamentares por estado, sem aumentar o total de 513. Se passar, SC passa de 16 para 20 deputados federais.
Novas empresas
O SC Bem Mais Simples, programa do governo do estado de fomento à desburocratização para a criação de novos negócios, chegou a mais 34 municípios entre janeiro e outubro. Com a adesão, o processo de abertura do negócio é agilizado. Micro e pequenas empresas recebem alvará de funcionamento, em média, em 48 horas.