O poder de convencimento do governador Jorginho Mello falou mais forte. Se aproveitando do momento festivo no último sábado (16), em Jaraguá do Sul, durante a Schützenfest, o chefe do executivo catarinense praticamente intimou o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) a assumir a secretaria de Agricultura. O convite já tinha sido feito antes; Lunelli ficou honrado, disse que precisaria respeitar os votos que recebeu para a Alesc, e indicou o colega Volnei Weber. Mas o nome de preferência era mesmo o de Lunelli. O governador pensa em fazê-lo o maior “animador” do agronegócio catarinense, se aproveitando da condição de empresário de sucesso, além de seu jeitão espontâneo. Além dele, o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) também deve embarcar no governo, numa função de interlocução com Brasília. E assim, o MDB atinge a meta. Passa a ter mais espaço no Executivo e papel importante visando 2026.
Futuro
Carlos Chiodini sempre disse que a participação maior do partido no governo – já tem a secretaria da Infraestrutura, com o deputado estadual licenciado, Jerry Comper – teria que ser acordada entre a Executiva estadual. Com a chegada de Lunelli e do próprio Chiodini, o partido ganha musculatura e, quem sabe, uma posição mais destacada a partir de 2026.
Transporte
O setor de transportes de Santa Catarina acumula uma alta de 7,6% entre janeiro e setembro de 2024, conforme dados do IBGE, divulgados pela Fetrancesc. O percentual é o segundo maior do Sul e Sudeste, atrás apenas do Espírito Santo (8,9%). Assim, o desempenho catarinense ficou à frente de São Paulo (-4,1%), Paraná (+1,3%) e Minas Gerais (+2,8%).
Lume
Solenidade na sede do MPSC, em Florianópolis, nesta terça-feira (19), marca a entrega do “Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização”. Serão premiadas 12 escolas públicas de todas as regiões de SC. Durante o evento, haverá a palestra “Transformação pelo afeto – que ninguém seja invisível ao seu lado”, com o ator, jornalista e escritor Fabrício Carpinejar.
SC Day
A Fiesc promove até quarta-feira (20), a primeira edição do SC Day em Santiago, no Chile. O evento visa mostrar a indústria catarinense, visando fomentar as exportações. O encontro reúne representantes do governo estadual e industriais. Pelo governo, participam da missão o governador Jorginho Mello e secretários de estado.