Mauro de Nadal presidirá Alesc pela segunda vez – Coluna Plenário

Mauro de Nadal | Foto: Bruno Collaço/ Agência AL

Por: OCP News Jaraguá do Sul

02/02/2023 - 05:02 - Atualizada em: 03/02/2023 - 10:08

Em sessão realizada nesta quarta-feira (1º), os deputados estaduais eleitos tomaram posse e elegeram o deputado Mauro de Nadal (MDB) como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o biênio 2023-2025. Nadal volta a ocupar o cargo, que já havia exercido no ano de 2021.

Também foram definidos os demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo estadual. Foram escolhidos Maurício Eskudlark (PL) como 1º vice-presidente; Rodrigo Minotto (PDT) como 2º vice-presidente; Paulinha (Podemos) como 1ª secretária; Padre Pedro Baldissera (PT) como 2º secretário; Marcos da Rosa (União Brasil) como 3º secretário; e Delegado Egídio Ferrari (PTB) como 4º secretário. Eles ocuparão os cargos pelos próximos dois anos, com exceção de Eskudlark, que deve ficar apenas um ano e depois deve passar a vice-presidência para Nilson Berlanda, também do PL.

A candidatura única de Nadal recebeu 38 votos favoráveis entre os 40 deputados. Apenas Ana Campagnolo (PL) e Sargento Lima (PL) divergiram da maioria. Os dois também discordaram do restante da composição da Mesa Diretora, junto com com Jessé Lopes (PL).

“Nossa assembleia é plural e cada parlamentar tem a sua visão de mundo, as suas prioridades, uma representação estratificada da sociedade e o meu compromisso pessoal é de trabalhar incansavelmente para que todos, todos, possam exercer seus mandatos na plenitude, sempre para atender o interesse da sociedade catarinense com harmonia e respeito ao próximo”, declarou Nadal.

Mauro também citou ações de modernização e transparência administrativa da Alesc, declarou que pretende manter um relacionamento de “alto nível e respeitoso”, com “harmonia e cooperação” com o governador Jorginho Mello e que a cooperação e a soma de esforços entre os agentes públicos, independentemente de posicionamento partidário, é também um desejo da sociedade catarinense.

Deputados de casa

Entre os empossados na Alesc estão os representantes do Vale do Itapocu, Antídio Lunelli (MDB) em seu primeiro mandato e o deputado estadual reeleito Vicente Caropreso (PSDB). Na Câmara Federal, tomaram posse os deputados federais reeleitos para seus segundos mandatos, Carlos Chiodini (MDB) e Fábio Schiochet (União Brasil).

Jorge Seif

Empossado senador da República pelo Estado de Santa Catarina, no lugar de Dário Berger (PSB), Jorge Seif ressaltou a importância do Senado e o seu dever, estabelecido pela Constitução Federal, de fiscalizar os demais poderes da República. Uma clara menção ao papel do Senado, a quem recai a responsabilidade exclusiva pelo julgamento de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em relação ao Executivo, a responsabilidade é dividida com a Câmara, sob a condução do Supremo.

De saída

Berger deixa o Senado Federal após um mandato iniciado em 2015 e voltará à administração de três empresas nas quais é sócio, mas ainda avalia qual rumo tomará na vida política. O ex-senador, que já foi prefeito de São José e Florianópolis por duas vezes em cada cidade, já recebeu convites para que continue atuante.

Reconduzidos

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado ainda no 1º turno. O placar final foi de 49 a 32. Arthur Lira (PP-AL) recebeu 464 votos, entre os 513 deputados, e presidirá a Câmara novamente.