O número de jovens eleitores cresceu de forma significativa este ano. Com um aumento de 78% no alistamento eleitoral desse público em comparação a 2020, mais de 1,8 milhão de pessoas de 16 e 17 anos estarão aptas a votar facultativamente no pleito de outubro.
A faixa etária de 18 a 24 anos soma 18,3 milhões de votantes, reforçando a possibilidade de uma grande participação do público jovem nas eleições deste ano.
Em 6 de outubro, um total de 155.912.680 eleitores poderão ir às urnas para eleger representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Desses, 20.164.525 têm entre 16 e 24 anos, o que representa 12% do eleitorado, sendo 10.219.777 mulheres (51%) e 9.944.748 homens (49%).
Alistamento eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu diversas campanhas ao longo dos últimos meses para incentivar os jovens a se alistarem e participarem do processo eleitoral. As iniciativas foram amplamente divulgadas nas redes sociais da Justiça Eleitoral, com o apoio de celebridades, influenciadores digitais e instituições públicas e privadas, reforçando a relevância do engajamento cívico dos jovens e incentivando o exercício do voto como uma forma de participação ativa na democracia.
Como resultado, houve um aumento de 78% no número de eleitores de 16 e 17 anos em comparação com o pleito de 2020, refletindo a crescente conscientização sobre a importância do voto juvenil no cenário político brasileiro.
Lei que obriga uso de rede de segurança em roçada é aprovada em Jaraguá
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, a quinta-feira (26), projeto de lei que torna obrigatória a utilização de redes de segurança ou telas de proteção nos locais onde são realizados trabalhos de roçada (corte de mato, grama e afins) no município. A medida pretende aumentar a segurança de pedestres, condutores de veículos e moradores próximos às áreas em que essas atividades ocorrem.
O texto da lei estabelece que as redes ou telas de proteção, provisórias e móveis, deverão ser instaladas durante os trabalhos de roçagem para garantir a integridade física e patrimonial da população. Segundo o projeto, o material utilizado deve ser capaz de reter qualquer objeto lançado pelas máquinas, independentemente de seu tamanho ou peso. Nos casos em que o serviço for prestado por empresas contratadas pela administração pública, a lei permite a rescisão do contrato sem prejuízos ao erário. O projeto seguiu para sanção do Executivo.
Testes
A Justiça Eleitoral promove auditorias das urnas eletrônicas e dos sistemas utilizados nas eleições em oportunidades que ocorrem em diversos momentos. Entre elas, duas acontecem no próprio dia da votação que Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade. As auditorias são feitas em urnas que estavam configuradas e prontas para uso nas seções eleitorais, mas que foram sorteadas para passarem pelas verificações. O sorteio é realizado em cerimônia pública no sábado à véspera do pleito.
Acesso
Santa Catarina conta com 36.012 eleitores com algum tipo de deficiência, seja visual, de locomoção, auditiva ou qualquer outra e que estão aptos para votar. Para facilitar o acesso ao voto, a Justiça Eleitoral realizou treinamento específico de mesários além de autorizar, por meio de Resolução, que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida possa ter um acompanhante na cabine de votação. O acompanhante deve mostrar documento com foto para identificação.