Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mais de 1,7 milhão de usuários já baixaram o e-Título em SC

Foto: TSE/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

10/09/2024 - 06:09

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou na segunda-feira (9) a campanha “Semana do e-Título”, que vai intensificar a divulgação sobre o aplicativo da Justiça Eleitoral.

Em Santa Catarina, mais de 1,7 milhão de usuários já baixaram o e-Título, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que representa cerca de 30% do eleitorado catarinense apto a votar nas Eleições Municipais de 2024. Em todo Brasil, já são mais de 46 milhões de downloads.

O e-Título oferece uma série de funcionalidades, como consulta ao local de votação e seção eleitoral, emissão de certidões e guias de multa, acesso a informações sobre filiação, cadastro como mesário voluntário, entre outras.

Quando o eleitor tem a biometria coletada na Justiça Eleitoral e o aplicativo apresenta foto, o e-Título pode ser usado como forma de identificação na seção eleitoral, sem necessidade de apresentar outro documento. O app serve ainda para justificar a ausência ao pleito, inclusive no próprio dia da eleição — desde que o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral e comprove ativando o recurso de localização do smartphone.

Entretanto, o eleitor deve estar atento e fazer o download e emissão do documento digital com antecedência, considerando a alta demanda no período mais próximo à votação. Quem já possui o aplicativo baixado deve conferir se o software está atualizado na sua versão mais recente. No dia da eleição (6 de outubro), a emissão do e-Título é suspensa. O app está disponível gratuitamente para aparelhos iOS, na App Store, e Android, na Google Play.

 

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli recebem apoio de Bolsonaro

Os candidatos à Prefeitura de Guaramirim pelo Partido Liberal (PL), Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli, estiveram, na segunda-feira (9), em Brasília onde participaram de agenda com o ex-presidente, Jair Bolsonaro. Na ocasião, Bolsonaro declarou o apoio aos candidatos, em um vídeo que pode ser conferido nas redes sociais do candidato a prefeito, Adriano Zimmermann (@adrianozimmermann). O PL de Guaramirim também conta com o apoio do governador Jorginho Mello e demais lideranças estaduais do partido.

Foto: Divulgação

 

Pedido de impeachment de Moraes

A deputada Carol De Toni (PL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal, disse na segunda-feira (9) que “tanto falam do Regime Militar, mas agora estamos vivendo em um Regime Judicial e nós parlamentares, que respeitamos o Estado de Direito, estamos fazendo nosso papel institucional e constitucional”. Para De Toni, os elementos técnicos e jurídicos dos últimos anos são provas mais do que suficientes para esse pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. “Não podemos mais nos calar diante de tantas afrontas à nossa Constituição. E uma das respostas para cessar esses abusos de autoridade vindo do judiciário está na CCJC desta semana”, completou.

 

Assinatura

O senador Esperidião Amin estará em Brasília nesta terça-feira (10) para assinar o requerimento para que seja submetido o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes ao Plenário do Senado Federal. “O pedido de abertura de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, assinado por cidadãos e por deputados federais já está protocolado no Senado. O que nós senadores vamos fazer a partir de hoje, é assinar o requerimento para que seja submetido o pedido de impeachment ao Plenário do Senado, coisa que nunca aconteceu. Para isso, precisamos conseguir o maior número possível de assinaturas, a minha estará lá”, destacou Amin.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.