Terceiro deputado mais votado de Santa Catarina e nome frequentemente especulado para compor o governo Jorginho Mello, o empresário Antídio Lunelli (MDB) recusou o convite para assumir Secretaria de Agricultura e continuará na Assembleia Legislativa. A informação foi oficializada pelo parlamentar no almoço da bancada do MDB na terça-e ao governador na manhã de quarta-feira (30).
A negativa, entretanto, não significa distanciamento do governo. Ao contrário, Lunelli quer o MDB mais à direita e é um dos principais articuladores para uma aproximação com o PL.
Alguns integrantes do Manda Brasa ficaram incomodados com a ação do governador durante a eleição principalmente em municípios onde o MDB mantinha a hegemonia até então.
Mas, a turma do deixa disso já entrou em ação. O MDB irá indicar ao governador outro nome para Secretaria de Agricultura, provavelmente o deputado Volnei Weber, além de apresentar outras condições, como mais autonomia e apoio aos interesses dos municípios.
Além disso, há articulações para que Lunelli seja presidente da Assembleia em 2025 e Fernando Krelling em 2026.
Alesc aprova criação do cadastro de pedófilos e agressores sexuais em SC
Santa Catarina poderá ter um cadastro estadual de pedófilos e agressores sexuais. Os deputados estaduais aprovaram em plenário, na quarta-feira (30) o projeto de Lei que prevê a criação do cadastro como forma de evitar ou inibir estes crimes e também de facilitar o monitoramento e prevenção pelas autoridades policiais e conselhos tutelares.
Segundo autor da proposta, deputado Carlos Humberto (PL), a iniciativa é uma grande contribuição da Assembleia Legislativa para a sociedade catarinense, destacando que o Estado amarga uma das piores posições no país, com cerca de 6 mil crianças abusadas todos os anos.
O texto aprovado em plenário estabelece que o cadastro conterá informações relativas somente às pessoas que tenham decisão transitada em julgado em processos de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes e de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, que tenham conotação sexual. O cadastro ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública e deverá conter dados, como, informações pessoais, fotografia recente, local em que o crime foi praticado e breve resumo dos fatos que levaram à inscrição do criminoso no Cadastro Estadual, com número do processo judicial. O projeto segue para a sanção do governador do Estado.
Farmácias básicas
Indicação legislativa do vereador Jonathan Reinke (União) foi pautada na Câmara de Jaraguá do Sul, esta semana, solicitando que o Executivo Municipal realize um estudo de viabilidade para estender o horário de atendimento das farmácias básicas, incluindo finais de semana. Segundo o parlamentar, diversas unidades básicas de saúde já estendem seus horários para atender a população, mas o paciente enfrenta dificuldades para obter os medicamentos prescritos no mesmo dia, já que as farmácias funcionam apenas em horário comercial. A indicação foi enviada à Prefeitura.