Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lunelli homenageia comandantes da PM e pede reforço do efetivo

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

12/07/2024 - 06:07

Com resultados que levaram Jaraguá do Sul a ser considerada a cidade mais segura do país por diversas vezes, a Polícia Militar foi homenageada na Assembleia Legislativa de SC na quinta-feira (11).

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) e entregue a quatro ex-comandantes do 14º Batalhão: coronel Márcio Leandro Reisdorfer, coronel Amarildo Alves, coronel Gildo de Andrade Filho, e coronel Valdeci Oliveira da Silva. O atual comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel João Carlos Kuze, e a comandante do 12º Comando Regional, coronel Arlene Souza da Silva Villela, também receberam a distinção.

Ao entregar a homenagem, Lunelli ressaltou a importância do trabalho dos policiais militares realizado em Jaraguá do Sul e também a parceria que a entidade tem com a Prefeitura e a sociedade da região.

Lunelli aproveitou a oportunidade para cobrar, mais uma vez, o aumento do efetivo policial na região. “O serviço prestado pelas forças de segurança é exemplar, porém, estamos no limite, enfrentando há anos o problema do baixo efetivo”, comentou.

Para suprir a defasagem, são necessários 56 policiais militares a mais para Jaraguá do Sul, 23 policiais para Guaramirim, um policial para Schroeder e um policial para Massaranduba.
Coronel da reserva, Amarildo Alves agradeceu a homenagem. “Ser homenageado pelo deputado Antídio Lunelli é motivo de orgulho não só para nós que estamos aqui hoje, mas para toda corporação”.

Ensino da língua italiana nas escolas

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou no plenário da Alesc a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que altera pontos da reforma do ensino médio. O parlamentar sublinhou a manutenção do ensino do espanhol como língua opcional, e não obrigatória, nas escolas. Dessa forma, a legislação garantirá que outros idiomas sejam ofertados aos alunos, respeitando as necessidades da comunidade escolar e a colonização de cada região ou município. A proposta segue agora para sanção do presidente.

Dr. Vicente coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália e tem empreendido ações para a expansão do ensino da língua italiana no Estado. No mês de maio, o parlamentar esteve no Congresso Nacional, onde manteve reuniões com deputados e senadores defendendo que apenas o ensino do inglês fosse obrigatório, e que a oferta do segundo idioma estrangeiro fosse definida pela comunidade escolar.

O parlamentar também vem tratando com a Secretaria de Estado da Educação a abertura de cursos para formação de professores da língua italiana em parceria com instituições de ensino superior.

Dr. Vicente aguarda o lançamento de edital para que as instituições de ensino superior se habilitem a oferecer o curso, que será custeado pelo governo catarinense por meio de fundo específico.

 

Reforma tributária

A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto que regulamenta a reforma tributária com várias mudanças em relação ao projeto original, de autoria do Poder Executivo. A proposta será enviada ao Senado. O projeto regulamenta diversos aspectos da cobrança do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo (IS), que substituirão o PIS, a Cofins, o ICMS, o ISS e parcialmente o IPI.

 

Proteína na cesta

A proposta também prevê a devolução de tributos para consumidores de baixa renda (cashback). Na votação dos destaques, por 477 votos contra 3, os deputados aprovaram emenda que incluiu carnes, peixes, queijos e sal na lista de alimentos com alíquota zero de IBS e CBS.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.