“Luminárias com um toque rústico”

Por: Eixo 11

19/07/2022 - 05:07

A iluminação planejada é uma etapa muito importante no projeto arquitetônico de sua residência. Tanto a presença de luz natural, como artificial podem favorecer o estilo de decoração, adequando o ambiente e trazendo maior sensação de aconchego e acolhimento para a família. Também uma ótima alternativa para tornar o espaço receptivo, diminuir o estresse visual, além de criar as mais variadas sensações, cenas e efeitos.

As luminárias Rústicas vêm se destacando atualmente, pelo estilo despojado e ligação direta com a natureza, podendo ser utilizada tanto em ambientes urbanos, como em casa de campo, fazenda e praia. É uma forma de sair do padrão de móveis e objetos decorativos vendidos em massa. O espaço fica muito mais intimista e cheio de diferenciais em cada canto, através dos materiais inovadores e artesanais utilizados. A luz consegue mudar toda a energia de um espaço, e os ornamentos que compõem o entorno das lâmpadas são essenciais para realçar a decoração.
A Casa Cor – Edição São Paulo, que está acontecendo em até setembro, apresentou estas tendências com muito destaque para as luminárias em materiais naturais, como rattan, palha, linho e crochê, elementos escolhidos pelo elenco da mostra paulistana deste ano para dar um quê artesanal aos ambientes.

Foto: envato

 

As luminárias rústicas podem ser utilizadas tanto para interiores, como áreas externas e podem acrescentar muito valor a sua decoração residencial ou de ambiente comercial. O mais interessante em usar a luminária rústica seja ela de parede, de teto ou mesmo de mesa é que esses modelos de luminárias conseguem se encaixar bem em diversos estilos decorativos, desde um ambiente super moderno passando até por uma decoração mais clássica e sofisticada.
A dica para combinar a luminária de mesa rústica ou a luminária pendente rústica em diferentes estilos é ficar atento aos detalhes. Em um quarto com decoração contemporânea, por exemplo, você pode usar a luminária para quarto rústico sobre o criado mudo ou mesmo sobre uma escrivaninha para trazer um toque diferenciado ao ambiente decorado.

Para uma pequena sala de jantar, se deseja instalar luminárias rústicas, opte por iluminações que possuem menos bocais para lâmpadas e com ornamentos mais simples. Luminárias rústicas requerem espaços adequados para não pesarem muito.

Já para uma sala mais clássica e sofisticada, a luminária pendente rústica feita em fibras naturais ou mesmo uma luminária rústica de madeira é bem interessante quando combinada com elementos decorativos clássicos como o abajur, por exemplo, e também uma decoração em cores neutras.
A palha é um dos materiais mais escolhidos para decoração com estilo rústico, pois deixa o visual leve, bem mais confortável aos olhos. Quando não está em contato com o sol possui uma vida útil longa e deixa o ambiente bem mais intimista. Possui como diferencial dispersar a luz, criando um ambiente intimista e bem mais confortável.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram