“Lotação máxima: em 12 hospitais de SC não entra mais ninguém”

Por: Fábio Bispo

24/11/2020 - 08:11 - Atualizada em: 24/11/2020 - 08:13

A semana começou com 34 hospitais catarinenses, dos nossos 56, com mais de 80% dos leitos ocupados. Às 11h06 da manhã de segunda-feira, quando o sistema do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) atualizou os dados do fim de semana, a lotação era máxima em 12 hospitais. A média geral de internação está acima de 80% em quatro das sete regiões.

Já somos 327 mil pessoas que contraíram o vírus em Santa Catarina, das quais 3.494 morreram. E o que os dados agora mostram é reflexo daquilo que especialistas alertaram nas últimas semanas.

Nenhuma medida anunciada diante do quadro crítico do sistema de Saúde. Pelo contrário, nesta segunda (23) o governo do Estado autorizou o retorno das aulas nas escolas municipais de todo o Estado. Nas unidades do Estado, a PGE entrou com um pedido de reconsideração da Justiça a pedidos da governadora Daniela Reinehr (sem partido).

“Além da socialização, proporcionará, também, a retomada de várias atividades econômicas e reduzirá a preocupação de muitas famílias. Por isso, as atividades escolares e educacionais são serviços essenciais no processo de reavaliação que está sendo realizado pelo governo.

Aliás, no campo da política, Daniela pode ter poucos dias com a tinta na caneta de governadora. Na próxima sexta, 27, o Tribunal Especial de Impeachment vai julgar o primeiro processo contra o governador afastado Carlos Moisés (PSL). Para manter o impeachment são necessários sete votos. Um dos quatro desembargadores, que em votos de mais de três horas absolveram Moisés na apresentação do relatório preliminar, precisa mudar de ideia.

O possível — e bastante provável —retorno de Moisés na sexta está mexendo com o as estruturas não só da política, mas do Estado. Nos bastidores se articulam nomes para um novo secretariado; partidos se reaproximam; no primeiro e segundo escalão na se fala em covid.

Daniela Reinehr, que acabou escanteada na Alesc, tem buscado se fortalecer no setor produtivo e também mais na sua região, o oeste. Nesta segunda, a governadora interina abriu evento que marca semana de treinamento para manter a segurança sanitária dos rebanhos de Santa Catarina, que é referência internacional no controle da febre aftosa.

Laboratórios

O Ministério da Saúde se reuniu com representantes de cinco laboratórios e instituições que trabalham na produção da vacina para covid-19: as americanas Pfizer, Janssen e Moderna, a indiana Bharat Biotech e o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF). Só ficou de fora a chinesa SinoVac, que produz a CoronaVac, e já enviou para seu parceiro no Brasil, o Instituto Butantan, doses do imunizante.

Inovação na luz

O especialista em Soluções de Cloud Computing e Inteligência Artificial na Microsoft, Patrick Soares, e o empresário Andrea Iorio, ex-diretor do Tinder e líder da área digital na L’oreal Brasil, serão alguns dos palestrantes convidados da Semana da Inovação da Celesc 2020, evento que ocorre de 23 a 25 de novembro, em ambiente virtual, destinado ao público interno da distribuidora, com o objetivo marcar o lançamento do Programa de Inovação da Celesc, iniciativa que visa o desenvolvimento de processos mais eficientes em energia elétrica e gestão inovadora dos recursos. Na programação, debates e palestras sobre tecnologias aplicadas ao setor de energia, gestão de ideias, liderança na era digital e inovação, com convidados de todo o país.

Publicidade

A promotora Darci Blatt, da 28ª Promotoria de Justiça, da Moralidade Administrativa, cobrou explicações do governo sobre licitação para publicidade da Covid-19. Segundo aponta o MP, o Estado teria contratado serviços com valores bem acima do apresentado na dispensa de licitação. Dois servidores (um comissionado e um de carreira) também são investigados no inquérito civil.

Gás

As tarifas de gás natural em Santa Catarina mantiveram, em 2020, a competitividade histórica registrada nos últimos anos. No Estado, a baixa na tarifa média é de -8,34% e ocupa o segundo lugar com o valor mais ‘competitivo’, atrás apenas da Bahia. Uma das estratégias da SCGÁS foi a política comercial extraordinária que, com a flexibilização de pagamento disponibilizada ao mercado, permitiu que os índices de inadimplência se mantivessem próximos de zero.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp