Em pronunciamento na tribuna da Câmara de Jaraguá do Sul, esta semana, o vereador Rodrigo Livramento (Novo) voltou a cobrar o governo federal pelos constantes cortes de recursos destinados às obras de duplicação da BR-280. A rodovia, aguardada há mais de uma década pela população do Norte catarinense, segue com lotes paralisados e, segundo o parlamentar, o novo contingenciamento orçamentário representa mais um retrocesso para a região.
O vereador destacou que, enquanto o governo reduz investimentos, os acidentes na BR-280 se multiplicam. “A imprensa mostra diariamente o aumento no número de ocorrências. Além da falta de recursos, seriam necessários cerca de R$ 200 milhões para a conclusão, e temos apenas R$ 80 milhões, não há sequer o mínimo de responsabilidade na sinalização das obras”, criticou.
Livramento também cobrou providências da empresa Cetenco, responsável por parte dos trechos federal e estadual da rodovia. Segundo Livramento, o problema vai além da infraestrutura: “A BR-280 não é apenas uma questão de desenvolvimento, é uma questão de vida ou morte. Diversas famílias já foram marcadas pela incompetência e pela negligência do governo federal”, destacou.
Alesc presta homenagem a médicos e entidades de SC
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite de terça-feira (14) uma homenagem ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. A sessão especial, proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), reuniu autoridades, profissionais da saúde e representantes de instituições médicas do Estado. Durante o ato, entidades e médicos de várias regiões receberam honrarias e diplomas em reconhecimento ao trabalho e à dedicação à saúde pública e a causa médica.
Entre os homenageados estão Sebastião Resende Filho, anestesiologista em Jaraguá do Sul, e Gilberto Lopes, angiologista em Pomerode. Também de Jaraguá do Sul, o Dr. Pedro Nishimori também foi lembrado, mas não pôde comparecer à cerimônia devido a compromissos de agenda.

Foto: Divulgação/Alesc
Segurança
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul analisou, esta semana, indicação do vereador Charles Salvador (PSDB) que sugere ao Executivo Municipal estudo para a viabilidade de implantar um sistema de câmeras e sensores de vandalismo em pontos estratégicos da cidade. Segundo o vereador, o chamado Sistema Helpers é composto por equipamentos instalados em locais de grande circulação ou com maior incidência de ocorrências, como vias e praças públicas. Cada ponto contaria com câmeras 360°, sensores de vandalismo, intercomunicador, sirene e transmissor, permitindo a comunicação direta entre o cidadão e as forças de segurança. O vereador ressaltou que o sistema funcionaria de forma complementar ao monitoramento já realizado pela Polícia Militar, ampliando a cobertura e a capacidade de resposta em situações de risco.
Cancelada
O Congresso Nacional cancelou a sessão que faria na quinta-feira (16) para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026. A sessão também analisaria o veto parcial do presidente da República à Lei Geral do Licenciamento Ambiental, sancionada em agosto. A sessão ainda não foi remarcada.