A transformação digital está presente no dia a dia, mudando radicalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Com essa realidade vigente, não é surpresa que o curso de Engenharia de Software tenha se tornado atualmente uma das graduações mais procuradas na grade da Católica SC.
E muito mais do que apenas formar novos profissionais para uma área em constante evolução, é um orgulho perceber o quanto este curso tem gerado contribuições sociais significativas, trazendo projetos de pesquisa e extensão que impactam positivamente o desenvolvimento da região.
A exemplo, neste mês de junho, três ótimas iniciativas chamaram a atenção, cada uma com seu foco particular, por estimularem diferentes grupos da comunidade a aproveitarem os benefícios e os desafios de um futuro cada vez mais tecnológico.
Visto que conhecimentos em programação de computadores e robótica são habilidades cada vez mais valiosas para quem avança no mercado de trabalho, foi promovida uma nova edição do curso de extensão “Introdução à Programação e Robótica”, outra vez, de forma totalmente gratuita. As aulas aconteceram nas manhãs de sábado, nos laboratórios de informática dos campi de Jaraguá do Sul e Joinville, abertas a acadêmicos da Instituição, egressos e à população em geral.
As turmas foram divididas em grupos conforme o nível de conhecimento e a faixa etária dos inscritos, proporcionando um ambiente adaptado às necessidades de cada pessoa, garantindo uma experiência de aprendizado personalizada. Sob a supervisão de professores especialistas, o curso explorou desde conceitos básicos até conhecimentos mais avançados sob uma abordagem prática e interativa, trazendo o desenvolvimento de habilidades essenciais como pensamento lógico, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Em atenção, por sua vez, a uma parcela da população que frequentemente não está familiarizada com o meio digital e, por isso, se torna mais vulnerável a golpes cibernéticos, foi proposto à comunidade idosa de Jaraguá do Sul e Joinville o curso “O Uso da Internet com Segurança”. Esta iniciativa, também realizada ao longo dos sábados deste mês, ofereceu orientações práticas sobre como navegar na internet e usar aplicativos de celular protegendo informações pessoais e evitando fraudes digitais.
Cabe destacar que o curso atendeu a uma demanda direta de membros de clubes de idosos, sendo ministrado por quatro acadêmicos de diferentes fases da graduação em Engenharia de Software. Refletindo a relevância deste trabalho inclusivo, que promove a autonomia dos idosos no uso das novas tecnologias, o curso deverá ocorrer novamente no segundo semestre deste ano.
Com olhar sobre outro grupo que batalha pela inclusão social e digital, cabe também citar que o centro universitário celebrou o Dia Mundial do Orgulho Autista com a promoção de um inédito Hackathon, que uniu tecnologia e inclusão para autistas. A iniciativa foi realizada pelas comunidades Hack Inova e Hackathon Shift, contando com o apoio da cooperativa de saúde Unimed Jaraguá do Sul e do Espaço Junior Centro Especializado em Autismo, de Joinville.
O evento ocorreu nos dias 18 e 19 de junho no campus Jaraguá do Sul e nos dias 22 e 23 de junho no campus de Joinville, reunindo entusiastas e um grande time de mentores de tecnologia para discutir soluções inovadoras para o autismo, tudo gratuitamente. As atividades culminaram com apresentação final dos projetos perante uma banca de jurados e a premiação das equipes vencedoras, sendo que as melhores ideias ganharão assessoramento por meio do curso de Engenharia de Software.
Em um mundo onde a transformação digital é inevitável, a inovação e a busca contínua por soluções tecnológicas são, sem dúvida, o caminho para uma sociedade mais conectada e eficiente. Estes projetos exemplificam o compromisso da Católica SC em causar uma mudança social positiva não apenas formando profissionais qualificados, mas também em promover ações que levam a um maior bem-estar geral das comunidades.
Ao incentivar o uso de novas tecnologias e suas aplicações práticas, o curso de Engenharia de Software empenha esforços como real agente de transformação, fazendo a diferença em sua área, e se responsabilizando por contribuir para um futuro mais justo e próspero para todos.