Onde está a justiça da vida? Dentro de nós. Podemos tentar tapar o sol com a peneira de todas as trapaças e enganar os lá de fora, mas jamais vamos enganar a nós mesmos. Vem dessa verdade a possibilidade de vivermos em paz. Mais das vezes, quando sentimos raiva, inveja, frustrações, ressentimentos, tudo isso vem de nós mesmos. Criamos razões para justificar nossos desejos frustrados, nossas autoavaliações negativas e por aí vai a coisa… De onde vem a inveja? Das comparações. Freqüentemente desejamos o que está fora das nossas características, nossos talentos são desprezados. Queremos o talento do outro, quando muitos gostariam de ter os nossos. A depressão vem do quê? Vem de uma silenciosa e reprimida raiva, raiva de nós mesmos, das comparações negativas a que nos submetemos. As comparações que fazemos de nós mesmos costumam nos jogar para baixo da ponte da vida, mas… Criamos motivos (falsamente) justificados para essas nossas ações. Quando entendemos que temos o de que precisamos, que nos bastamos a nós mesmos, que nossa beleza externa não passa de um ponto de vista e que o ponto de vista que deve preponderar é o nosso, pronto, chegamos à paz. E a paz é a genitora da felicidade. Ou será que você conhece alguém que viva em guerra interior e se proclame feliz mesmo assim? A vida é generosa conosco a partir do momento em que nos deu a possibilidade de pensar. E a nossa vida não passa de uma sucessão de pensamentos. Quantos de nós suspiramos de inveja pelos ricos, mas que não dormem à noite? A vida acaba quando temos tudo sobrando do ponto de vista material. Você pode dizer que esse modo de pensar é o consolo dos pobres, não é. Ademais, pobre é a pessoa infeliz, a que não precisa mais de sonhos, estão com saldo bancário positivo até o dia do Juízo Final. E quando é esse Juízo Final? Quando saímos de nós mesmos e vivemos em comparações ou vivendo as frustrações tanto de nossos próprios autojulgamentos quanto “vítimas” de ofensas ou traições alheias. Ninguém nos pode ofender sem que digamos sim… A vida é uma revista de variedades e nós somos seu editor. Essa revista só circula com o que decidirmos em suas edições, mas, infelizmente, mais das vezes, com reportagens negativas.
BARRIGAS
Verão chegando e… Muitas pessoas levianas estão queimando cartuchos para perder a barriga, para ficarem com barrigas chapadas. Passaram o ano se descuidando, agora fazem uso de remédios “milagrosos” para ficarem em pouco tempo chapadas. E a cabeça “ilustrada”, quando será lembrada? Barrigas passam, mas a cabeça não, essa ou fica mais empedrada ou mais iluminada, depende do juízo de cada um.
INFORMAÇÃO
Estar atualizado faz bem à saúde, à saúde social, uma pessoa bem-informada não vai cair nas trapaças ditas pelos que andam por aí em maioria. Você que agora está correndo os olhos por estas linhas está na frente de muita gente. Gente que não tem tempo para ler o jornal… Mas tem tempo para “outras coisas”, ô… Quem lê sabe, quem lê jornal sabe mais. Fica sabendo, por exemplo, que nenhum país lá de fora é melhor que o Brasil. Nenhum. O resto é fuga, ignorância.
FALTA DIZER
E ninguém faz nada. O desavisado sai de casa achando que vai descansar se for para Florianópolis. Antes de tudo, traga tampões auditivos. Está um desaforo o barulho provocado por motos com descarga aberta e ninguém impede os vagabundos desse delito. Então, o povo tem que “agir”.