Liberação do uso de máscaras em SC pode ocorrer quando 65% da população estiver totalmente imunizada

Foto: Fábio Junkes / OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

05/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 05/11/2021 - 08:44

Na coletiva que concedeu à imprensa ontem, antes do evento de lançamento da licitação para a duplicação da SC-108 entre Guaramirim e Massaranduba, o governador Carlos Moisés (sem partido) disse que o Estado poderá tornar não obrigatório o uso de máscaras em locais abertos em SC a partir do momento que 65% da população estiver com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, ou seja a 1ª e 2ª doses em dia.

Segundo o portal do governo do Estado que informa os números da vacinação, até ontem SC já estava com 59,5% da população totalmente imunizada, o que demonstra que está bem perto do número apresentado pelo governador para liberação do uso de máscaras.

Mas isso, segundo Moisés, vai acontecer com base em estudo que a secretaria de Estado da Saúde está realizando para que uma nova norma possa ser lançada. Já em ambientes fechados, o uso das máscaras deve ser mantido.

Questionado pela Coluna sobre as flexibilizações no Estado como os eventos e o retorno às aulas 100% presenciais nas escolas estaduais, que continuam com o ensino híbrido (50% em casa, 50% na escola), enquanto que nas municipais e particulares já retornaram às aulas totalmente presenciais em muitos municípios, inclusive na região de Jaraguá, Moisés destacou que o Estado trabalha com o calendário de vacinação dos adolescentes e que este precisa avançar para que haja um movimento para o retorno 100% presencial, destacando que a flexibilização ocorre conforme a situação favorável com relação à Covid de cada região.

“Uma série de decisões estão sendo tomadas agora, mas baseadas na ciência e no conhecimento que se tem da doença até hoje. O comportamento coletivo precisa estar sempre em pauta para que possamos fazer o controle dessa doença”, comentou.

Sobre os eventos, Moisés destacou o decreto que estabeleceu o percentual de escalonamento de público nos eventos até o fim do ano. “Isso para gerar um pouco mais de movimento para este setor que foi tão afetado pela pandemia.”

Chamou a atenção

Num discurso inflamado ontem durante o lançamento do edital para duplicação da SC-108, na Aciag, o prefeito de Guaramirim Luis Antônio Chiodini (PP) fez um desabafo sobre a postura dos governadores anteriores, que segundo ele, só visitaram a região para fazer promessas de obras e não cumpriram com o que prometeram.

“Fomos recebidos, antes do senhor [Moisés] tomar posse, bem pouco pelo governo do Estado e feitos de palhaços… bastante. Tenho certeza de que os prefeitos que estão aqui sabem do que estou falando. Fomos tratados igual crianças por governadores anteriores que vieram aqui num plenário cheio como esse hoje e não cumpriram nada”, desabafou o prefeito.

Chiodini comentou ainda que: “não serei hipócrita de me esconder e não falar de que o governador atual está fazendo neste momento em que as obras são anunciadas, correm dentro do prazo e sabemos que são e serão entregues.”

Zoneamento

As vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP) apresentaram uma moção na Câmara de Vereadores de Jaraguá para que a Secretaria Municipal de Educação inclua o critério de logística familiar na normativa 02/2020, que define as regras do zoneamento escolar para as matrículas da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, o zoneamento escolar leva em consideração o endereço da família. O endereço de trabalho dos pais ou responsáveis pode ser levado em conta, mas só em caso de vagas remanescentes.

Trabalho

“Em uma cidade industrial como a nossa, este critério também deveria ser considerado como prioritário”, observou Sirley Schappo. O pedido para a inclusão do critério de logística familiar na normativa 02/2020 foi feito por muitos pais, não só para a vereadora Sirley, mas a outros vereadores também. A moção deve ser votada nos próximos dias na Câmara e será encaminhada à Prefeitura de Jaraguá do Sul.