Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lero-lero barato – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

20/05/2025 - 08:05

Gente por todas as esquinas dizendo que o mundo hoje é bem melhor que mundo do tempo antigo… E muitos “abobados da enchente” enfatizando que o mundo melhorou, que as tecnologias estão aí para comprovar o progresso humano. Só que “tecnologias” sempre existiriam, as essenciais, haja vista as construções faraônicas do passado, nada comparáveis às construções frágeis e sem glória de hoje. Como foram construídas, por exemplo, as pirâmides? Como foram construídos castelos e fortalezas medievais que estão de pé até hoje? Aliás, hoje você compra um apartamento de “luxo”, caríssimo, e três anos depois já tem que fazer reformas… Sem exceção. Quem disser que há exceções tem que ser preso. Mas não é bem disso que quero falar. Quero falar dos pais auto-descartáveis. Pais que fazem filhos, como qualquer bicho faz, e depois de fazê-los os filhos que se virem. Sem esquecer dos pais que põem os filhos em colégios pagos e acham que a “educação” está resolvida… Ao assunto. Quem fala às filhas, às meninas, por exemplo, sobre a existência e as conseqüências malignas de eventualmente, no futuro, vierem a usar da “pílula do dia seguinte”? Quem? As escolas é que não vão fazer essa educação. Será que algum professor de Biologia faz isso? Que escola, que professor de matemática ensina sobre a importância da poupança na vida, a importância do pensar no futuro financeiro? Qual o professor de Português que ensina sobre “limpar a boca” ao falar, pensar antes de falar, ser cortês e hábil ao falar? Não conheço. E muito menos os pais, esses pais maioria que andam por aí… E no ensino de religiões às crianças, a pior de todas as safadezas e falta de respeito às crianças, quem resume o ensino religioso ao essencial, isto, ao caráter, à decência? Ensinam, isso sim, discriminações odiosas e ordinárias, tipo: só nós temos razão, as outras religiões são invenções… Como se todas as religiões não fossem invenções humanas. Todas, eu disse. Caso contrário, onde estão as provas? Os pais não ensinam a decência aos filhos ao votar, ao escolher seus futuros candidatos políticos. Será que algum professor de História faz esse indispensável ensinamento? Ou passa “sugestões” sobre seus próprios interesses políticos? De tecnologias estamos no suficiente, precisamos é das “tecnologias das decências”. Só essas podem mudar o mundo para melhor.

VANTAGENS

As provas teriam que vir de três médicos, médicos acima de qualquer suspeita, sobre a saúde dos condenados. Agora virou moda, o safado, ele ou ela, ser condenado por vários e vários crimes contra a sociedade e na hora de ir para a masmorra vem com desculpas de saúde e… Ficam em casa, como se em casa alguém cumprisse pena. Sem essa, isso não pode continuar assim. O treteiro um dia, no poder, pintou e bordou? Vai pagar e pagar caro por isso, oportunista “doentinho”…

CICLOS

Tudo na vida existe em ciclos: outono, inverno, primavera, verão. Noite, dia, certo, errado, tudo é cíclico, tudo. Nossas vidas também, então, se você estiver vivendo um mau momento saiba que o ciclo da mudança está dentro de você. Não aceitar mais o ciclo do “sapato apertado”, jogar longe esse sapato. É hora de virar a chave, acabar como ciclo ruim.

FALTA DIZER

Um amigo me ligou para “desancar” um restaurante onde ele foi com a mulher, foi, mas não ficou. Nesse restaurante, era noite, havia duas televisões ligadas, ambas mostrando jogo de futebol. Tem cabimento? Uma estúpida falta de respeito com as mulheres, os “pinguins” não sabem que mulheres detestam futebol? Falência chegando…

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.