Lendas Urbanas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/08/2016 - 04:08

Não tem jeito, todo mundo conhece alguém que conhece alguém que conhece alguém que viveu um fato – famoso e, no mínimo, duvidoso.
Lembrei disso porque durante a semana vi o vídeo da Xuxa para o Stranger Things, fazendo chacota das clássicas lendas que a envolvem (envolviam). Sim, sou meio que um Barrichello da internet, só vi essa semana. E o seriado nem vi ainda…

Foi bem na minha infância que as lendas da Xuxa nasceram e, claro, no meu colégio tinha uma porção de meninas, amigas da prima de uma garota de Curitiba que havia ganhado uma Boneca da Xuxa, no natal, e que foi assassinada pela boneca durante a noite. Claro, tinha variações na versão. Uns diziam que ela usava uma tesoura, outros, que suas unhas cresciam. Mas, o final era sempre o mesmo.

Depois, foi o disco da Xuxa ao contrário. Todo mundo que eu conhecia já tinha ouvido as coisas macabras que eram cantadas no disco de trás para frente. Como eu não tinha o disco da Xuxa, tentei ouvir as falas do diabo num disquinho do Fofão, que vinha de brinde no Caldo Knorr. Não deu certo. Fiquei chateado, pois achava o Fofão muito mais macabro que a Xuxa.

Em Jaraguá do Sul, algumas lendas habitam a cidade. O pessoal do PorAcaso fez um texto sobre cinco delas: Túnel dos colégios (clássico), Arena explodir, Big Bowling cair, A casa redonda dos Kohlbach e o fantasma do Angeloni. Mas… Mas… Hoje conheci uma nova lenda: A loira da Scar. Dizem que existe uma loira que passa pelos corredores, atravessa paredes, aparece no palco e circula pelos bastidores. Muitos atores, músicos e pessoal do staff jura que já viu a loira flutuando por aí.

Um deles é o meu amigo Fred Paiva, que tem meia dúzia de encontros contabilizados com a loira, eventos de diversos tipos, em várias partes do teatro. Claro que é o testemunho de um escritor/ator/diretor, que vive de ficção. Inclusive, quem tiver interesse, ele está disponível para fazer pontas em igrejas milagrosas que fazem paralíticos voltarem a caminhar (cadeira de rodas não inclusa).

Porém, como dou o benefício da dúvida, estou aliviado que a Feira do Livro acaba amanhã e vou passar um bom tempo longe da Scar, pelo menos até o Padre Quevedo vir fazer um exorcismo por aqui. Ou dizer: “É mentira!”.

Além disso, existe outra lenda na cidade, uma que corre de ouvido a ouvido, que todo mundo jura conhecer alguém que presenciou o fato. Algo desconcertante e, lógico, mentiroso, Enganador. Muita gente jura que já viu todas as escadas rolantes do shopping funcionando ao mesmo tempo.