Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lançada cartilha sobre diagnóstico tardio do autismo

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

07/08/2025 - 06:08

O lançamento da Cartilha sobre o Diagnóstico Tardio do Autismo foi o destaque da reunião da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Mafra, no Programa Alesc Itinerante, na quarta-feira (6).

Diretamente alinhada com a lei estadual de autoria do presidente do colegiado, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), a cartilha pretende esclarecer, informar e conscientizar a respeito dos direitos das pessoas que receberam o diagnóstico tardio de Autismo.

Segundo Dr. Vicente as ações tomadas são de acolhimento, atendimento multiprofissional e promoção de políticas públicas voltadas à população que, por anos, teve suas demandas invisibilizadas. O deputado destacou ainda que o objetivo dessa ação é levar luz para a vida de adultos autistas e seus familiares.

Receber o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mesmo que de forma tardia, pode significar mais qualidade de vida, fazendo com que a pessoa que viveu anos se sentindo diferente possa entender a sua condição.

O TEA ganhou visibilidade nos últimos anos, com maior enfoque em crianças e adolescentes. A lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador, vai incentivar o diagnóstico tardio de autismo em adultos e idosos.

Utilidade Pública

Na sessão itinerante da Alesc, esta semana em Mafra, quatro entidades tiveram o título de utilidade pública estadual aprovado a partir de propostas do deputado Dr. Vicente Caropreso. Foram reconhecidas a Agremiação de Orquidofilia do Itapocu (Adori), a Sociedade Desportiva e Recreativa Rio da Luz II “Salão Centenário” e a Federação da União de Cultos Afro-Brasileiros, todas de Jaraguá do Sul, além do Grupo Folclórico Alpino Germânico, de Pomerode. Representantes das entidades acompanharam a votação no Plenário da Alesc. O título de utilidade pública é concedido pelo Legislativo a associações civis e fundações sem fins lucrativos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. A certificação permite que essas instituições recebam recursos do governo estadual, participem de editais e tenham acesso a outros benefícios.

Na foto o deputado Vicente Caropreso com representantes da Associação de Orquidofilia | Foto: Divulgação

Pressão

A Câmara de Jaraguá do Sul também fez pressão e aprovou na terça-feira (5) uma moção de apelo à senadora Ivete da Silveira (MDB), solicitando apoio ao andamento do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa foi do presidente da Casa, vereador Luís Fernando Almeida (MDB). Segundo o vereador, a moção foi uma ação institucional que defende a democracia, o equilíbrio entre os poderes e o devido processo legal. Devido a pressão de vários políticos, dona Ivete assinou o pedido de abertura do processo de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ela se junta aos colegas Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL), que já haviam deixado seus nomes. A intenção da oposição é chegar a 42 votos para que se alcance a maioria.

Mulher na política

As vereadoras da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), estão mobilizando para a Caravana da Inclusão da Mulher na política que será realizada em Schroeder no dia 13 de agosto. O evento acontecerá das 18h30 às 22h, na Câmara de Vereadores da cidade.
Já estão confirmadas as palestras de Maria Juraci Alexandrino, ex-vereadora, primeira mulher a assumir a presidência da Câmara de Vereadores Penha e pioneira na instalação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Alesc; Gabriela Pinto Schelp, integrante do Grupo Mulheres do Brasil e assessora parlamentar da Alesc. As deputadas estadual Paulinha e Luciane Carminatti também confirmaram presença na caravana. Elas coordenam a Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher da Alesc. A inscrição pode ser feita no site da Escola do Legislativo:
https://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.