Lamentos inúteis –Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

13/09/2024 - 07:09

Adianta chorar pelo leite derramado? Nada. O leite derramado tem ser enxugado e quem o derramou ter consciência de não de não repeti-lo. Leite derramado é uma figura de linguagem, significa uma desatenção que vai nos levar a gemidos e arrependimentos. Arrependimentos pela desatenção. Todo dia ouço alguém suspirar por momentos passados, e estou nesse barco. E que suspiros são esses? Saudades, atos de consciência sobre bons momentos que vivemos e os deixamos passar, havia em nossa cabeça um anestésico que nos impedia de ver agudamente aqueles bons momentos por que passávamos. Muito comum e poucos escapam. Poucos, mas há os que têm plena consciência do seu “aqui e agora” na vida. Seguido vejo no Canal Off documentários de aventuras de paraquedistas amadores, caras que não ganham nada com seus saltos senão o prazer do salto, da ousadia, impossível fazer o que eles fazem sem a consciência do aqui e agora. E só isso é viver, viver no aqui e agora. Ficar grudado ao passado é uma desgastante perda de tempo, um verdadeiro chorar pelo leite derramado. Descuidos alongados com a saúde, por exemplo, é uma desatenção que pode produzir incontáveis remorsos na vida, um garantido chorar pelo leite derramado. Sim, mas o que podemos fazer para garantir uma boa saúde? Para “garantir” não podemos fazer nada, mas podemos fazer, e devemos, o que nos cabe. E quem não sabe que esses cuidados passam pela escolha dos alimentos que consumimos, passam pelos exercícios físicos continuados, mexer o corpo todos os dias faz bem e, acima de tudo, cuidar da cabeça, dos pensamentos, das negações, das antipatias venenosas, dos lixos mentais, enfim. Dá trabalho? Depende da pessoa. O mais será garantidamente chorar por leite derramado, derramado pelas negligências, postergações e indisciplina existencial. Curtir o momento plena e conscientemente e virar a página é bom comportamento para evitar derramar o leite da desatenção no aqui e agora. Passado? Virar a página, até porque ele é mesmo uma página virada… Grudar-se num futuro incerto é tentativa de esconderijo de uma vida ruim neste momento… Vida ruim neste momento? De um jeito ou de outro, temos que transformar o limão em limonada, hoje. Amanhã será tarde, será leite derramado.

ELA

Ela quem? A pobrezinha da Sexta-Feira 13. Muitos dizem que ela é um dia de azar, outros dizem que é de sorte. Quem inventou isso? Não é o dia, não é o signo, não é a mãe Joana, nada nem ninguém a nos traz sorte ou azar. Nossas escolhas são a mãe da criança. Da criança que embalamos com amor ou rejeitamos por má-sorte. Credo, o ser humano nunca vai se olhar devidamente no espelho da vida e ver ali, no seu reflexo, sua sorte ou seu azar na vida…

ESCOLHAS

Pilatos, governador da Judéia, sabia que Cristo era inocente e Barrabás um assassino comprovado. Mas o povo não queria a execução de Barrabás, queria Cristo na cruz, afinal, os sacerdotes não admitiam saber de um “concorrente”, Cristo, ainda que ele fosse divinamente bom. Pilatos deixou o povo escolher e o povo escolheu salvar Barrabás. Grosso modo, nada mudou daqueles tempos até hoje com o povo “livre” para escolher… Sutil? Nem um pouco.

FALTA DIZER

Ouça, li há pouco num dos sites jornalísticos de Santa Catarina: – “Modelo catarinense no Concurso da Vagina Mais Bonita do Brasil revela por que merece ganhar o prêmio”. Concurso PPK Brasil. Gostaria de saber quem são os “jurados” e como são os critérios de seleção? E tem platéia? Ó, silêncio, Apocalipse…

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.