Na campanha de 2022, Jorginho Mello apostou em chapa pura e na força do 22, amparado pela potência do sobrenome Bolsonaro em SC, e se elegeu. Passados três anos, o favorito à reeleição sabe que o quadro mudou. Seu principal cabo eleitoral está preso em Brasília e a polarização vai perdendo espaço. Experiente, o governador busca compor aliança quase imbatível, com MDB de vice; Esperidião Amin, da Federação União Progressista, em uma das vagas ao Senado e o apoio de outros partidos, como o Novo, por exemplo. O problema é que a imposição de Carlos Bolsonaro à outra vaga ao Senado – e o desejo do filho 02 de montar chapa pura, com Carol de Toni – pode complicar a composição. A Federação UP já avisou que a prioridade é a reeleição a Amin. Se não for atendida, migrará para o projeto de João Rodrigues (PSD). No Novo, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, ensaia candidatura própria, que pode ter o reforço da insatisfeita Carol de Toni, escanteada no PL. O MDB não aceita ficar fora e ameaça também ter candidato próprio. Jorginho está diante do desafio de negociar bem ou correr o risco de ficar isolado, só que agora diante de um cenário perigoso.
Tribunais de Contas
A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o TCE/SC finalizam preparativos para receber 2,5 mil pessoas ligadas a instituições de controle externo do Brasil e do exterior no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), que ocorre entre segunda e sexta-feira, no Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul, na Capital.
Alesc
A Alesc é finalista do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria inédita Reportagem Legislativa, com a matéria especial “Ludopatia”, produzida pela TVAL. A premiação será entregue durante a 28ª Conferência Nacional da entidade, entre quarta e sexta-feira, em Bento Gonçalves (RS).
Caropreso
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso está de malas prontas para deixar o ninho tucano do PSDB e migrar para o União Brasil, motivado pela boa expectativa criada com a formação da Federação União Progressista (União + PP). Caropreso, inclusive, participou da reunião da bancada estadual com o governador Jorginho Mello (PL) na segunda-feira em Florianópolis.
TJSC

Foto: Cristiano Estrela/TJSC
O juízes de direito Yhon Tostes, João Dobrowolski Neto, Brigitte May, Alexandre da Rosa, Maurício Póvoas, Jaber Farah Filho, Quitéria Vieira, Sérgio Junkes, Geraldo Bastos, Antonio Ubaldo e Andrea Cristina Rodrigues Studer foram empossados na quinta-feira, como os mais novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).