Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jorginho em Brasília – Claudio Prisco Paraíso

Foto: Divulgação

Por: Claudio Prisco Paraíso

19/04/2023 - 07:04

 

O governador Jorginho Mello confirmou presença em reunião com Lula da Silva nesta terça-feira em Brasília. A pauta? A segurança nas escolas e creches do país. A tragédia na creche de Blumenau motivou a agenda de lideranças de todo o país.Será o segundo encontro, institucional, entre Jorginho e Lula da silva. Por ora, os dois estiveram no mesmo ambiente em pautas abertas, com outras presenças. Até hoje, o catarinense e o ex-mito não tiveram um encontro reservado. Evidentemente que isso deveria ser uma concessão do presidente que saiu das urnas ao governador eleito pelos catarinenses.O petista, contudo, não parece nem um pouco disposto a praticar o gesto.A ideia do debate na Capital Federal é encontrar alternativas para oferecer mais segurança às crianças.Qualquer iniciativa nessa direção é bem-vinda. A União precisa oferecer recursos e encaminhamentos concretos sobre essa questão, que é gravíssima

Dianteira

Aqui na província, nem o governo do Estado e nem os prefeitos ficaram aguardando providências nacionais.

Exemplo para o país

Comecemos por Blumenau. Na capital do Vale, o prefeito Mário Hildebrandt deu férias coletivas de uma semana na rede municipal de ensino. Na segunda-feira as atividades foram reiniciadas com esquema de segurança providenciado e consolidado num curto espaço de tempo.

Faz parte

O evento de Brasília também registrou uma homenagem aos catarinenses que perderam seus filhos. Pertinente.

Cúpula

Além dos governadores, a participação dos presidentes do STF, da Câmara e do Senado, de ministros e representantes da confederação nacional dos municípios. Causou espécie, contudo, a demora no convite ao prefeito de Blumenau, o que só ocorreu no final da tarde de segunda-feira.

Desafio

O deputado federal Carlos Chiodini tem uma árdua missão pela frente. Ele preside o MDB, maior partido de Santa Catarina, e tem movimentado a sigla para, no mínimo, manter os números do partido. São 97 prefeitos e centenas de vereadores.

Movimentação

Durante o fim de semana passado, houve convenções municipais em cerca de 250 cidades catarinenses. A renovação dos diretórios municipais não ocorria há quatro anos, em função da pandemia.

Dupla

Entre os 10 maiores municípios de Santa Catarina, o MDB tem os prefeitos de Itajaí e Jaraguá do Sul. Na cidade portuária, Volnei Morastoni cumpre seu segundo mandato consecutivo, o terceiro de sua carreira. Não poderá disputar a reeleição e não há um nome forte dentro do partido para sucedê-lo.

Núcleo

Em Jaraguá, o prefeito Jair Franzner vai à reeleição, com grande chance de sucesso. Ele terá o apoio do deputado Antídio Lunelli e do próprio Chiodini. Os dois parlamentares têm base em Jaraguá do Sul, hoje o principal núcleo do Manda Brasa em SC.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp