A entrevista do governador Jorginho Mello à colega Franciele Marcon, do jornal Diarinho, de Itajaí, publicada na sexta-feira, clareou o que era especulação: Carlos Bolsonaro será mesmo um dos candidatos do PL ao senado por Santa Catarina, numa imposição do pai, Jair Bolsonaro. A afirmativa deixa em xeque a situação de Carol de Toni, também do PL, ou a composição com Esperidião Amin, da Federação União Progressista. O governador acenou para ambos. Mas, durante a conversa, cogitou ainda aliança com o PSD de João Rodrigues. “Claro que existe! Em política, você não pode fechar a porta”, disse Jorginho. Questionado pela coluna, o prefeito de Chapecó ainda não respondeu o que pensa sobre a hipótese. O fato é que, se prosperar, muda todo o cenário. Uma composição PL-PSD, formaria uma chapa praticamente imbatível. Resta saber qual posição se encaixaria Rodrigues – se em das vagas ao senado, afastando de vez Amin ou Carol de Toni, e mesmo de vice, fechando as portas para o MDB e o Novo. A ver.
Campanha
A menos de um ano das eleições, o TRE-SC informa que esta semana quatro siglas exibem propaganda partidária: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e União Brasil (União). Os programas serão veiculados na terça-feira, na quinta-feira e no sábado, entre 19h30 e 22h30 em rádios e tvs.
Tarifaço
O deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar de SC, participa nesta terça-feira de reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, para tratar da exportação de madeira e móveis e para dizer não à importação de bananas do Equador, que ameaça produtores catarinense.
Motos
O deputado estadual Alex Brasil (PL) esteve em Brasília para tratar da gestão das rodovias federais em SC junto ao Ministério dos Transportes. Entre os temas abordados, reforçou a proposta do parlamentar de criar corredores exclusivos para motociclistas nos pedágios, medida que traria mais agilidade, segurança e tranquilidade a quem trafega pelas estradas.
Tiros?

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Espalhou-se como rastilho de pólvora nas redes sociais a informação de que o deputado federal Zé Trovão (PL) teria disparado dois tiros para o alto durante uma festa no fim de semana em Camboriú. A assessoria do parlamentar negou veementemente o fato e desafiou quem publicou a informação a comprová-lo. Não só não houve comprovação, como os post foram apagados.