Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguaenses centenários comprovam nossa qualidade de vida

Por: Editorial

05/07/2023 - 06:07

 

Embora no quesito longevidade etária o Brasil esteja muito distante do Japão, país este com o maior número de centenários do mundo (48 a cada 100 mil habitantes), nossa Jaraguá do Sul já agrega bons ingredientes e não está muito longe de ser considerada uma “zona azul”, a exemplo das cinco que existem ao redor do mundo, de acordo com a Forbes: Okinawa, no Japão, Loma Linda, nos Estados Unidos, Icária, na Grécia, Península de Nicoya, na Costa Rica, e a Sardenha, na Itália.

Isto porque, as pessoas destes lugares, nutrem algo em comum: mexem-se naturalmente; praticam a restrição calórica consciente; têm uma alimentação baseada em produtos frescos e vegetais; bebem vinho (com moderação); encontram o seu propósito; desaceleram e fazem coisas que nutrem a alma; encontram uma comunidade espiritual; priorizam a família; e cercam-se das pessoas certas.

Vale destacar que, uma cidade, na condição de organismo vivo, assume um sentido de construção coletiva. Então, por essa perspectiva ela é, em essência, um pouco de cada um. A atitude cuidadosa de cada um, impacta a qualidade de vida de todos.

Levantamento feito pela nossa Secretaria de Saúde identificou oito pessoas centenárias em nosso município. Esses longevos foram causa de digna homenagem, na segunda-feira (3) no Centro Cultural da Scar, abrindo a agenda de eventos alusivos ao aniversário de 147 anos de Jaraguá do Sul, a ser celebrado em 25 de julho.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp