Jaraguá em Ordem

Por: Editorial

20/03/2024 - 06:03

 

É perceptível o crescimento do número de pessoas em situação de rua em Jaraguá do Sul. Embora seja muito difícil chegarmos ao padrão da Finlândia, o único país da Europa que solucionou por completo esse problema social, esforços importantes têm sido desempenhados em nossa cidade nesse quesito.

Mesmo sendo complexo e desafiador, um plano ideal e humanitário para solucionar o problema dos moradores de rua, deveria priorizar a dignidade, os direitos, as necessidades e o bem-estar dessas pessoas, garantindo-lhes acesso a moradia, saúde, alimentação, educação e oportunidades de trabalho.

Em âmbito nacional, não há como ignorar que a raiz desse problema está na desigualdade social e na falta de políticas públicas eficazes. Intensificando ações nessa área, Jaraguá do Sul iniciou, no fim da tarde de segunda-feira (18), a operação denominada “Jaraguá em Ordem”, que compreende uma série de medidas voltadas à manutenção da ordem pública na cidade. Com o envolvimento da Secretaria de Assistência Social e Habitação, e outras Secretarias e Diretorias, além do apoio de instituições como as Polícias Militar, Científica e Civil, as tarefas preveem abordagens para orientações, encaminhamentos e explicações sobre as medidas; projeto de lei que prevê internação compulsória dessas pessoas, quando necessário; projeto de lei que estabelece multa para quem for flagrado com drogas em locais públicos; e a criação de um Comitê de monitoramento da população de rua.

Enquanto não chegamos ao padrão finlandês, podemos também, como sociedade civil, ajudar nesse processo, combatendo a discriminação e o estigma social que cercam os moradores de rua, promovendo a conscientização e a solidariedade para com essas pessoas marginalizadas. A empatia e a compaixão são fundamentais para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.