A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realiza, nesta quinta-feira (23), cerimônia alusiva aos 89 anos de Emancipação Político-Administrativa do município, conquistada em 26 de março de 1.934. O evento acontece às 19 horas, no Pequeno Teatro da Scar.
Na ocasião, serão homenageados 10 servidores representando os funcionários públicos municipais pelos serviços prestados à comunidade jaraguaense.
Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, será um momento para relembrar e valorizar a história do município. “É uma oportunidade para homenagearmos cidadãos jaraguaenses que muito contribuíram para o desenvolvimento de nosso município”, explica.
Em 146 anos de história, Jaraguá do Sul já pertenceu a São Francisco do Sul, Araquari e Joinville. Somente por meio do Decreto nº 565 de 26 de março de 1934, Jaraguá do Sul foi desmembrado de Joinville, tornando-se município, tendo sido nomeando para primeiro prefeito o então Intendente, José Bauer.
Quem serão os homenageados com Menção Honrosa:
• Osmar Gunther, admitido em 16/9/1980 no cargo de engenheiro;
• Valmor Augustinho Zimmermann, admitido em 23/03/1983 no cargo de zelador;
• Luis Carlos Winter, admitido em 16/5/1983 no cargo de fiscal de atividades urbanas;
• Rivair Bachmann, admitido em 3/5/1984 no cargo de oficial administrativo;
• Marcio Bylaardt, admitido em 7/1/1986 no cargo de oficial administrativo;
• Nirton Hanemann, admitido em 16/2/1987 no cargo de escriturário;
• Valdenor Correia Mineiro, admitido em 01/07/1987 no cargo de agente administrativo;
• Lenita Malheiro, admitida em 9/7/1987 no cargo de agente administrativo;
• Marco Antonio Pereira, admitido em 2/10/1987 no cargo de técnico em agropecuária;
• Karina Janice de Bittencourt Katcharowski, admitida em 20/1/1988 no cargo de programadora.
Hospital São José inaugura ala de cardiologia hoje
A secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto confirmou presença na inauguração da Ala de Cardiologia do Hospital São José nesta quinta-feira (23), às 15h. O convite foi feito pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Segundo o deputado, há a expectativa de um anúncio do Estado sobre o credenciamento da unidade para realizar cirurgias de alta complexidade cardíaca e vascular pelo SUS.
“A busca do credenciamento da alta complexidade está caminhando a passos largos e acredito que teremos boas notícias na inauguração por parte da Secretaria de Saúde. Persistimos nisso porque é uma conquista que pela qual vale ter um mandato parlamentar”, afirma Caropreso.
O deputado destaca também a emenda de sua autoria no valor de R$ 5,2 milhões para compra dos equipamentos e o apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul e da comunidade para a concretização da obra. Além disso, ressalta a dificuldade vivenciada por pacientes com emergência cardíaca da região do Vale do Itapocu que precisam ser deslocados ao município de Mafra, a 150 quilômetros, já que a cidade é a mais próxima habilitada a fazer para esse tipo de cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dr Vicente com a secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto | Foto: Divulgação
Prevenção cheias
O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), teve mais uma moção aprovada pela Alesc esta semana. O texto, que será encaminhado à Defesa Civil e ao governador Jorginho Mello (PL), solicita o desassoreamento dos rios Itajaí-Açu e Itajaí do Oeste, na região de Rio do Sul, cidade que tem registrado enchentes com frequência. Lunelli apresentou, ao defender a moção, projeto do Parque Linear Via Verde que construiu em Jaraguá do Sul quando foi prefeito, já que trata-se de um modelo que pode ser parte da solução contra as cheias em muitas cidades catarinenses cortadas por rios. Em parceria com o Ministério Público, foi projetado para que o rio, saindo do seu nível normal, tenha essa área como depósito de água de enchente, evitando o alagamento das ruas que concentram trânsito e moradores. Assim que a água baixa, o espaço pode ser novamente utilizado pela população, após a devida limpeza.
Jardim público
O vereador Jonathan Reinke (Podemos) fez uma indicação legislativa, em sessão esta semana na Câmara de Jaraguá do Sul, que pede à Prefeitura jaraguaense a implantação de um jardim público no bairro Barra do Rio Cerro. O local sugerido por ele é um terreno público que fica na Rua Albina Kogus Piazera. Reinke afirma que esse é um pedido de longa data dos moradores do bairro. Ele adverte que não é necessário construir uma área de lazer no local, mas apenas realizar uma terraplanagem do terreno, plantio de grama e colocação de bancos. A indicação foi aprovada por unanimidade e envida ao Executivo para ciência da proposta.