Jaraguá bate novo recorde em tempo de abertura de empresas

Por: Editorial

13/03/2024 - 06:03

 

Uma das características peculiares de Jaraguá é sua excelência empreendedora. Essa marca diferenciada não se constrói num estalar de dedos, mas, com muito trabalho, disciplina, inspiração e transpiração. Por isso, para ser excelência em empreendedorismo não basta visão, eficiência e qualidade se não se fizer presente a variável celeridade, ou seja, a capacidade de superar o entrave do processo burocrático.

Há cerca de uma década, o tempo de abertura de uma empresa no município correspondia a meses. Gradativamente, passou a ser dias, e atualmente horas. Reiteramos o que já sustentamos nesse espaço editorial: a sociedade tem testemunhado uma significativa evolução no processo de abertura de empresas, graças as novas tecnologias de informação e aprimoramento da gestão pública.

Dentre as ações, a implementação do Grupo de Trabalho Pró Empresa tem propiciado uma expressiva e gradativa desburocratização, associada a celeridade, facilitando o processo. Enfim, graças a um trabalho focado e constante, liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, integrada com diversos setores envolvidos no processo, como Planejamento e Urbanismo, Fazenda, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Fujama, Vigilância Sanitária, Educação e Agricultura e outras contribuições, o tempo médio de abertura de empresas em Jaraguá do Sul em janeiro deste ano é de 11 horas.

Um novo recorde que merece enaltecimento.