Jaraguá do Sul dá um passo significativo em direção a mobilidade urbana ao trabalhar a providencial regulamentação do uso de veículos individuais elétricos. A medida, indiscutivelmente, tornará o trânsito mais seguro, respeitoso e harmonioso. A regulamentação organizará a circulação de patinetes, bicicletas e bicimotos elétricos, além de estimular a adoção de transportes limpos, reduzindo a emissão de poluentes e o barulho urbano.
Em um momento em que as mudanças climáticas exigem ações concretas, iniciativas como essa demonstram que é possível conciliar desenvolvimento tecnológico com segurança e qualidade de vida. Além dos benefícios ambientais, a medida traz ganhos sociais. Ao definir regras claras, a prefeitura minimiza conflitos entre pedestres, ciclistas e motoristas, garantindo maior clima de paz para todos.
A integração desses veículos ao sistema de mobilidade ainda pode aliviar o exacerbado número de veículos em nossa cidade, diminuindo os congestionamentos que afetam o cotidiano da população. Jaraguá do Sul está mostrando que o progresso não está apenas em grandes obras, mas em soluções inteligentes que melhoram a vida das pessoas. Nesse contexto, o futuro chegou e ele é elétrico, seguro e inclusivo.
É perceptível o rápido crescimento do modal de transporte sustentável, embora ainda haja, culturalmente, um contingente resistente da população que prioriza o conforto e sedentarismo em detrimento do esforço e saúde. Entretanto, a onda é irreversível cabendo ao poder público regulamentar, a bom termo, essa bem vinda disrupção.