O verdadeiro espírito voluntário deve estar contido em todas as esferas da sociedade. Não só em ações diretas, mas, em apoio e reconhecimento. Portanto é louvável a iniciativa da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, de abrir as solenidades de aniversário de Jaraguá do Sul, homenageando com Menção Honrosa, o voluntariado de Jaraguá que se mobilizou na causa do Rio Grande do Sul, bem como, as etnias (Alemã, Italiana, Húngara, Polonesa e Negra) que moldaram nossa destemida identidade jaraguaense.
Esta distinção enaltece e fortalece ainda mais o espírito de solidariedade que já permeia nosso povo. É em momentos de adversidade, que a verdadeira força de uma comunidade se revela. Quando a população do Rio Grande do Sul enfrentou desafios extremos que exigiram ajuda urgente, nossos voluntários de Jaraguá do Sul responderam prontamente, com dedicação e compaixão.
As ações solidárias foram diversas, emanadas de todas as esferas da sociedade, numa demonstração concreta de empatia e união, pilares fundamentais de uma comunidade evoluída. Vale ressaltar que este reconhecimento solidifica ainda mais o laço entre a administração pública e a comunidade, promovendo uma sociedade mais justa, harmoniosa e participativa. A estreita conexão entre poder público e cidadãos é fundamental e estratégico para o desenvolvimento de ações que transformam vidas e fortalecem a coesão social.
Sendo assim, que este reconhecimento sirva de inspiração para que continuemos a praticar a solidariedade e o apoio mútuo, reafirmando nosso compromisso com o próximo, onde o bem-estar coletivo sempre encontre eco em corações generosos e mãos dispostas a agir.