Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Já está aí!

Por: Luiz Carlos Prates

26/08/2016 - 04:08

Relendo matérias sobre a Olimpíada, achei uma declaração da Simone Biles que é uma preciosidade. Você sabe, Simone Biles foi aquela negra americana que fez furor na ginástica, ganhou todas as medalhas em que interveio para conquistá-las. Um metro e pouco de altura, uma giganta imbatível. Essa mesma.

Quando estava no aeroporto para embarcar, um repórter perguntou a ela: – E aí, Simone, agora férias, descansar um pouco! O repórter nem piscou e Simone fez a frase das grandes personalidades: – “Férias, nem pensar, Tóquio já está aí”! O já está aí a que ela se referiu são os Jogos Olímpicos de Tóquio… daqui a quatro anos.

Quem duvidar é pessoa muita fora da realidade das grandes estrelas dos esportes e da vida, é isso mesmo, acabada a Olimpíada do Rio elas já estão suando para a próxima disputa. E nós? Fazemos parecido com os nossos projetos ou os vamos deixar para a próxima segunda-feira, sempre a próxima, nunca o hoje… Os retardatários na vida não se dão conta, ou fingem não se dar, de que são perdedores por falta de ânimo, seja para o que for. Quem duvidar que a Simone a esta hora deve estar apertando algum esparadrapo num punho para começar um novo treino, não conhece bons atletas.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Vale para os guris e gurias que estão no colégio, estudando só quando estão com a corda no pescoço, o que, aliás, não é estudo, é desespero. Mas os vadios e vadias dizem aos pais que a culpa das notas ruins é da professora que não gosta deles. Vagabundos. Eu os queria no “meu” colégio dizendo isso… São os mesmos alunos que no pátio do colégio, e mesmo em sala de aula, estão nas orgias sexuais do celular na palma da mão… Mas os pais ingênuos acham que não, que os filhos são “limpos”, claro, os pais não querem admitir que os filhos lhes puxaram…

Enfim, a frase da Simone Biles, a lindinha das medalhas de ouro, devia ser discutida em família, na sala de aula e nas empresas com as equipes de vendas e administração. Todos repetindo: Tóquio já está aí… Tóquio como sinônimo do próximo desafio a ser vencido… daqui a quatro anos.

Respeito
Dia destes “ouvi” uma jornalista indignada com a falta de respeito e educação de moleques, prefiro dizer pivetes, com as professoras no colégio. Quem os manda chamar a professora de tia? Professora não é tia de ninguém, é falta de respeito dos pivetes e falta de respeito das professoras com elas mesmas. Ademais, essa linguagem caseira – tia – faz com que os pivetes cresçam infantilizados, como de resto é o que se vê entre os adolescentes hoje. E um pouco mais tarde com os desenhos de machos e de mulheres que andam por aí, infantis. Professora tem nome. Que a professora diga isso aos seus “alunos”.

Falta dizer
Manchete de Porto Alegre – “Adolescente apreendido acusado de morte de médica”. Primeiro, apreendido coisa nenhuma: preso. Temos que acabar com essa história de “menor” de idade, 17 anos, 1m83… criança? Tem que levar muito “ferro” para aprender. E sem cara tapada nos jornais. O povo tem que reagir..

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.