A necessidade de desenvolvimento de projetos de melhoria da infraestrutura em Santa Catarina é cada vez mais urgente. Um estado com produção diversificada, sofre com a dificuldade de escoamento justamente por ter uma malha rodoviária precária e a praticamente inexistente estrutura ferroviária, apesar de ter cinco portos que servem de porta de entrada e saída de muitas mercadorias. Os movimentos para que este cenário mude vêm tomando corpo a cada ano. Seja por pressão da iniciativa privada, com ações institucionais, seja por desejo do poder público, com apresentações de estudos para a implantação de estradas de ferro em território catarinense.

Nesta segunda-feira (6), a Fiesc (Federação das Indústrias de SC) lança a Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2022. O evento, a ser realizado em Florianópolis, vai apresentar uma radiografia das demandas catarinenses, a viabilidade dos corredores logísticos e do complexo ferroviário catarinense, além do novo marco legal ferroviário.

Durante esta semana, o governo do estado também tratou do tema em reunião com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. Durante o encontro, o governador Carlos Moisés estadual destacou que a infraestrutura é uma das bandeiras da atual gestão e pediu prioridade para o tema na agenda envolvendo cooperações e parcerias do Estado com a Índia. “Escolhemos a infraestrutura como bandeira de governo. No que se refere às ferrovias, o transporte de commodities e de produtos de valor agregado, as tornam absolutamente viáveis aqui em Santa Catarina”, disse Moisés ao diplomata. Presente no encontro, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, reforçou a importância de parcerias. “Temos projetos, mas que acabam ficando com o custo muito elevado. A parceria com a Índia poderá trazer grandes condições de avançarmos”.

Suresh Reddy expressou que há todo o interesse em firmar parcerias com estado, nestes e em outros setores. A ver daqui para frente se as conversas entram nos trilhos.

 

 

Deputada Paulinha entrega homenagem à Irmã Neusa Lucio Luiz | Foto Divulgação/Agência AL

Hospitais filantrópicos

A Alesc promoveu, na noite de quinta-feira (2), sessão especial em homenagem aos hospitais filantrópicos de SC, numa iniciativa da deputada Paulinha (sem partido) às instituições que somam mais de 140 unidades hospitalares no estado e respondem por cerca de 70% dos atendimentos pelo SUS. “Ao longo da minha vida, tenho encontrado nos hospitais filantrópicos uma porta que, quando se abre, nunca fecha, apesar das inúmeras dificuldades”. A presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas de SC, irmã Neusa Lucio Luiz, afirmou que os hospitais filantrópicos “têm feito esforços sobrenaturais para dar resposta ao atendimento da população catarinense”.

Indústria Criativa

O Sesi e o Senai promovem de segunda (6) a sexta (10) a 8ª edição da Semana da Indústria Criativa. O evento, online e híbrido, vai tratar das áreas de desenho, animação, ilustração, publicidade, games e quadrinhos e é voltado para estudantes e para o público que atua no setor. A programação inclui oficinas de desenho e animação e debates sobre a economia da cultura, design e o mundo gamer. Inscrições, gratuitas: pelo blog/site: http://semanasas.blogspot.com/, pelo e-mail dimitre.marins@edu.sc.senai.br e pelo telefone: (48) 9914-2553.

PSD

O PSD-SC vai reunir, na segunda-feira (6), suas principais lideranças do Estado em evento com a presença do presidente nacional, Gilberto Kassab, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. No encontro, que será na Arena Petry, em São José, também serão anunciados os pré-candidatos a deputado federal e estadual nas eleições de 2022. Além do presidente estadual Milton Hobus e de parlamentares estaduais e federais da sigla, o encontro terá os pré-candidatos ao governo Raimundo Colombo, Rodrigues, e Napoleão Bernardes.

COP

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2022, a ser realizado nos dias 22, 23 e 24 de março, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. O evento é direcionado para membros das forças de defesa, segurança e justiça do país e todo cidadão que tenha interesse em vivenciar a realidade desses profissionais. A inscrição pode ser feita pelo site www.copinternacional.com e no dia do evento fazer a entrega de uma cesta básica a ser destinada à Igreja Bola de Neve-Floripa.

Praias próprias

O IMA divulgou o novo relatório de balneabilidade referente à semana de 29/11 a 3/12. Dos 231 pontos analisados, 182 estão próprios para banho, 78,8%. As amostragens foram feitas em Bal. Camboriú, Bal. Barra do Sul, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Penha, Bal. Piçarras, Porto Belo e São José.