Internet 5G fomenta inovação

Foto: Freepik

Por: Debora Volpi

09/02/2023 - 07:02 - Atualizada em: 09/02/2023 - 08:18

A chegada da tecnologia 5G ao Brasil pode trazer avanços significativos, principalmente, nas áreas de economia e mobilidade urbana. Especialistas apontam que a Internet 5G tem o potencial de ser uma grande aliada no processo de transformação digital do país e tornar as cidades cada vez mais inteligentes.

Em Santa Catarina, mais cinco cidades passaram a ter a rede 5G liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel), recentemente. Além de Joinville, São José e São Francisco do Sul, a tecnologia também passa a ficar disponível em Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Guaramirim e Schroeder.

Dados nacionais

No Brasil, já são mais de 78 municípios situados nas proximidades de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes que contam com faixas liberadas para a tecnologia 5G. A liberação ainda não significa que as cidades vão receber as redes de forma imediata, uma vez que isso depende do planejamento das operadoras de telefonia e internet. O prazo para que as operadoras ativem o 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes é julho de 2025.

Ganhos na economia

A nova tecnologia vai potencializar, por exemplo, a implementação da Internet das Coisas (IoT) no dia a dia dos brasileiros. Segundo estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estima-se uma economia de US$ 1,6 trilhão em 2025 com a implementação do IoT nas cidades em todo o mundo. No Brasil, a previsão é de um ganho econômico potencial de US$ 27 bilhões. Já a consultoria McKinsey aponta que uma cidade de 5 milhões de habitantes que faça investimentos para se tornar mais conectada pode diminuir a criminalidade em 40%, além de reduzir os gastos com saúde pública em 15%.

Meio corporativo

Para as empresas, o 5G levará à aceleração, e o avanço da digitalização no Brasil rumo à Indústria 4.0, contribuindo diretamente para a automação e a integração de diferentes tecnologias que incluem inteligência artificial, robótica e internet das coisas.

Além disso, a melhor conectividade gerada pela tecnologia 5G permitirá benefícios como a troca mais rápida e segura de informações entre empresas e clientes, otimização dos meios de pagamento, reduzindo riscos com troca de informações em tempo real por todo o ecossistema formado por varejistas, bancos e clientes.

Pesquisas de marcas em redes sociais

O hábito de buscar, nas redes sociais, por um restaurante, hotel ou determinado produto, é cada vez mais comum. Um estudo da Global Web Index apontou que o Instagram figura em primeiro lugar nesse quesito e, consolida-se como o principal canal para a prática, passando até mesmo o Facebook. A novidade é que o TikTok também já é um fenômeno para esse tipo de busca, com destaque para a dinâmica dos reviews. No Brasil, mais de 78% dos usuários da rede de vídeos curtos afirma que o app é uma ferramenta de busca para encontrar novas opções de produtos e serviços.

Malwee investe em busca por comando de voz

Pensando na responsabilidade social e, também, ambiental, o Grupo Malwee decidiu implementar um serviço de busca por comando de voz nos sites das marcas Malwee e Malwee Kids. A novidade permitirá maior inclusão dos seus consumidores, além da personalização da vitrine da loja virtual, de acordo com os interesses de cada usuário. O sistema compila as informações do cliente para oferecer recomendações de produtos cada vez mais relevantes e assertivas. Além disso, a ferramenta também permite a busca por cor através de reconhecimento de imagem, e é capaz de compreender possíveis erros de digitação.