Comitiva composta por lideranças políticas e do setor produtivo de Corupá participou esta semana de reunião com o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa para buscar soluções para as constantes falhas no fornecimento de energia elétrica no município. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) a pedido do presidente da Câmara de Vereadores corupaense, Alaor Duarte (PSDB).
Na oportunidade, Duarte entregou um dossiê com documentos relatando os prejuízos causados pela instabilidade na rede elétrica da estatal catarinense. Segundo ele, no verão, a energia chega a cair cinco ou seis vezes por dia. Surpreso com a situação, o presidente da Celesc classificou o problema como “inadmissível” e garantiu atenção especial ao caso.
Os prejuízos relatados são expressivos sentidos por empresas, setor agrícola e moradores de algumas localidades que chegam a ficar até 48 horas sem energia.
Solução
Durante a reunião, Tarcísio Rosa explicou que as ações da Celesc são guiadas por planejamento e formalização de reclamações. Ele solicitou que os problemas sejam registrados oficialmente para acelerar as providências. Anunciou ainda o envio de um engenheiro ao município para avaliar a situação, identificar pontos críticos e propor soluções técnicas, como melhorias na rede e a realização de podas na vegetação. Para o deputado Dr. Vicente, o encontro representa um passo importante na busca por respostas e alternativas efetivas para resolver essa situação tão grave.
Jaraguá do Sul adere a programa de sustentabilidade do IMA
O Samae de Jaraguá do Sul assinou esta semana termo de cooperação com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em cerimônia realizada no Novale Hub – Centro de Inovação. O termo assinado integra o Programa Penso, Logo Destino (PLD), que faz parte da iniciativa “IMA em Movimento”, e tem como principal objetivo ampliar ações voltadas ao descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, especialmente daqueles que integram o sistema de logística reversa. Com o termo de cooperação, Jaraguá do Sul passa a aceitar, em seus Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), localizados nos bairros Vila Lenzi e Ilha da Figueira, alguns resíduos que integram a logística reversa, como pilhas, baterias e lâmpadas.
A mudança traz benefícios diretos à população, que agora poderá descartar esses resíduos de forma centralizada, sem precisar procurar locais específicos. Após o descarte desses materiais nos PEVs, o IMA, juntamente com empresas parceiras, fará o recolhimento e a destinação correta. Além desses resíduos, o termo contempla o recolhimento e a destinação de pneus, eletroeletrônicos e seus componentes, materiais que já são aceitos nos PEVs.
Participaram da assinatura o prefeito Jair Franzner, o coordenador estadual do programa, Cícero Luís Brasil, os coordenadores regionais, Gustavo Tramontin Ronçani e Bruna Emanuele Maccagnan, o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, o Promotor de Justiça do Meio Ambiente na Comarca de Jaraguá do Sul, Alexandre Schmitt dos Santos, a gerente Regional de Saúde, Nina Santin Camello, além de demais autoridades e representantes do IMA.

Foto: PMJS/Divulgação
Impeachment
O senador Esperidião Amin (PP) usou as redes sociais para manifestar sua posição a favor do impeachment do ministro Alexandre de Moraes. No começo do ano, o senador já havia assinado com demais outros senadores, um documento para que fosse protocolado o pedido de impeachment de Moraes. Lembrando que para poder abrir um processo de impeachment de ministros no Senado Federal, é necessário 41 assinaturas de senadores.
Troca no DNIT
O engenheiro Alysson de Andrade, superintendente do DNIT em Santa Catarina deixou o cargo esta semana. A informação foi confirmada na quinta-feira. Segundo o governo federal, no lugar de Alysson assume Amauri Sousa Lima, ex-superintendente do DNIT na Bahia.