“INSS: o descaso com a população continua”

Foto: Fabio Junkes/OCP

Por: Áurea Arendartchuk

15/09/2020 - 06:09 - Atualizada em: 15/09/2020 - 09:25

O retorno do atendimento para perícias previsto para segunda-feira (14) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, cancelado de uma hora para outra, trata-se de mais um deboche e descaso com as milhares de pessoas que aguardavam este serviço há quase seis meses.

Depois de adiar por quatro vezes a data de retorno desde março, só no fim de semana, é que a categoria dos médicos peritos se pronunciou dizendo que não iriam voltar porque boa parte das agências não teriam a proteção adequada para receber as pessoas que agendaram a perícia e garantir a segurança sanitária contra a Covid-19. Esta situação não foi percebida em quase seis meses de fechamento das agências?

Para “avacalhar” ainda mais com quem precisa do INSS, as pessoas que já tinham perícia marcada para esta semana, terão de remarcar. Este é descaso recorrente com quem sustenta a máquina pública, conforme a Coluna já abordou na semana passada.

Já passa de 1,5 milhão de pessoas à espera da análise para a concessão de algum tipo de benefício pelo INSS e aí estamos falando de idosos, doentes, pessoas com alguma deficiência, enfim, vulneráveis e que necessitam muito de assistência.

Cinco agências retornaram no Norte do Estado

Na sexta-feira (12), o INSS havia anunciado a reabertura de 547 agências da Previdência Social em todo o país, um terço do total de 1.600. Na nossa região, a agência de Jaraguá abriu ontem, mas a equipe do OCP foi impedida de entrar no local, sendo que foram feitas fotos somente do lado de fora. Na grade da agência havia um aviso em que só poderiam ter acesso ao prédio quem tinha agendamento marcado e para entrega de cópias de documentos em envelope.

Jaraguá do Sul está entre as cinco agências do Norte do Estado que reabriram em horário reduzido das 7h às 13h, mas sem a realização de perícias. As outras foram Joinville, Mafra, São Bento do Sul e São Francisco.

O mapa com a agências que abriram está no site do INSS (covid.inss.gov.br). Já no Estado, são 62 agências, sendo que pelo próprio mapa do site do INSS apenas 26 delas reabriram ontem. Os serviços que voltaram a ser realizados foram a avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional.

O INSS emitiu comunicado ontem que os serviços que não estão disponíveis de forma presencial continuam pelos canais remotos como pelo aplicativo “Meu INSS” e também pelo telefone 135 que funciona de segunda-feira a sábado das 7h às 22h.

CURTAS

Novo nome

Aldo Baptista Neto é o novo chefe da Defesa Civil estadual que assumiu no lugar de João Batista Cordeiro Júnior, que saiu da pasta por motivos pessoais. Neto é coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar e já chefiou a coordenadoria regional de Defesa Civil em Blumenau. O coronel trabalhou nos últimos meses como secretário-adjunto de Estado da Saúde e já dirigiu o SAMU anteriormente. Ele foi nomeado pelo Carlos Moisés na última sexta-feira.

Câmara

Nomes bem conhecidos no cenário político jaraguaense como é caso do ex-prefeito Irineu Pasold, do PSDB, foi um dos 17 da sigla definido no fim de semana, para disputar uma vaga no Legislativo jaraguaense.

Reeleição

Entre nomes outros nomes conhecidos, pelo que se constata nas convenções realizadas até agora, e que encerram na quarta-feira, é que os onze vereadores da atual legislatura também querem garantir vaga por mais quatro anos. Com o voto, a população.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul