Inovação Tecnológica: Desafios e Oportunidades para os Negócios

Foto: divulgação Novale Hub

Por: Coluna Novale

17/04/2024 - 14:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 16:15

Por Marcelo Kelbert
CEO da Widelab
Empresa residente no Novale Hub

Iniciamos a era da automação, na qual as empresas têm a oportunidade de maximizar sua eficiência operacional por meio da tecnologia. Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, a busca por velocidade, redução de desperdícios e custos são essenciais para a competitividade e o crescimento no mercado.

No campo da inovação, a gestão de estoque é essencial para operações industriais eficientes. Aplicativos impulsionados pela inteligência artificial permitem criar catálogos de produtos, identificar alternativas similares em caso de falta e até encontrar produtos semelhantes com base em fotos. Esse tipo de tecnologia não só agiliza a reposição, mas também amplia as oportunidades de negócio e colaboração entre parceiros comerciais, demonstrando o impacto transformador da IA no ambiente empresarial.

Optando pela melhoria do varejo, a mobilidade é a chave para o sucesso e os aplicativos móveis permitem aprimorar a compreensão das vendas, identificando motivos pelos quais as vendas não ocorrem, como preços, falta de produto ou cor, e promovendo melhorias baseadas em dados. Soluções como carrinhos virtuais, que não apenas conectam os vendedores aos clientes, mas também reconhecem a evolução do comportamento de compra, onde os clientes transitam entre o físico e o digital. Expandindo os horizontes e capacitando os vendedores a maximizarem seu tempo.

Vivenciando essa transformação tecnológica, para área têxtil podemos tecer um futuro mais vibrante e responsável. A digitalização da inspeção de qualidade traz modernidade e uma série de benefícios. Inspeções no local e acesso a bancos de dados de fotos, garantem consistência, transparência, rastreabilidade e permitem aprimoramento contínuo. A comunicação eficiente entre indústria, fornecedor e inspetor é facilitada, elevando os padrões de responsabilidade.

Adentrando na logística, a tecnologia assume o controle. Portais de planejamento de viagens e aplicativos não apenas conectam motoristas, mas também coletam a rota percorrida com GPS, facilitam pontos de entrega e coleta, garantem o embarque e desembarque corretos e promovem uma comunicação mais eficiente e segura para o caminhoneiro. Esses avanços resultam em precisão nas entregas e redução de custos.

Com a Automação Robótica de Processos (RPA) é possível reproduzir ações humanas a fim de eliminar tarefas rotineiras e repetitivas, liberando tempo às pessoas para se concentrarem em atividades de maior valor agregado e buscar por inovação em suas áreas de atuação.

Avaliando as possibilidades, o fundamental é realizar um diagnóstico dentro do seu negócio e entender os retornos que a tecnologia pode trazer. Onde sua empresa está aproveitando as oportunidades de inovação tecnológica?

A Widelab, localizada no Novale Hub – Centro de inovação de Jaraguá do Sul, transforma ideias em negócios e olham para o crescimento por meio de soluções digitais, aplicativos e automações com uma equipe completa de tecnologia e design. Entre em contato para saber mais no WhatsApp (47) 3842-2772

Patrocínio: