Inovação e Gestão de Projetos: A Jornada da Menegotti

foto: Menegotti fala sobre os desafios para inovar e gerir projetos na indústria da construção civil.

Por: - Sistema Otimizee de Gestão de Projetos

25/03/2024 - 10:03 - Atualizada em: 25/03/2024 - 10:27

Na dinâmica atual da indústria, a eficiência em custos e processos já não é mais o único foco. Hoje, o grande desafio é a inovação. Mas o que isso significa para uma empresa como a Menegotti?

Com 84 anos de história e na quarta geração familiar, a Menegotti enfrenta o desafio de inovar em um setor tradicional, como o da construção civil. Neste mercado, enraizado em práticas e paradigmas antigos, a inovação é uma busca por uma ótica diferente, por soluções sustentáveis e produtos diferenciados.

A indústria da construção civil é conhecida por seu ciclo longo de inovação, que pode durar até 60 anos, mas a Menegotti está atenta às tendências, importando mudanças e tecnologias de outros mercados. Isso inclui métodos de construção mais ágeis, visando a economia de mão de obra e a agilidade na execução dos projetos.

Um exemplo concreto disso é a diversificação dos métodos de construção que a Menegotti tem abraçado, desenvolvendo produtos específicos para cada uso. Isso não apenas atende às demandas do mercado, mas também reforça o compromisso da empresa com a inovação e a adaptação às novas necessidades da construção civil e do mercado nacional. Afinal, o que os clientes buscam são construções mais rápidas, baratas e que tragam mobilidade. E a Menegotti está cada vez mais investindo em maquinários para esse tipo de segmento.

A inovação vem de dentro para fora

Nos últimos anos, o Grupo Menegotti passou por uma série de mudanças que estão fazendo com que a empresa entre em um novo ciclo de crescimento. Essas mudanças envolveram desde a nova gestão, promovida pela quarta geração da família, até um mindset coletivo que passa pela capacidade de desafiar o que o grupo sempre fez.

“Por exemplo, se eu entrego um projeto em dois anos, então eu tenho que entregá-lo em um ano e meio ou em um ano. Ou seja, eu tenho que criar cada vez mais mecanismos de metodologias ágeis e de controle, além de um projeto e um desenvolvimento mais ágil para, obviamente, entregar isso mais rápido, testar mais rápido, validar o mais breve possível para colocar no mercado com toda a segurança e toda a robustez que o Grupo Menegotti exige”, explica o Coordenador de Engenharia do Grupo Menegotti, Andreas Denis Moser, que conclui: “Temos que aprender a errar rápido”.

Ao longo dos anos, a Menegotti tem investido em novos produtos e tecnologias, buscando diminuir a dependência de produtos tradicionais, como a betoneira. A empresa entende que a inovação não deve ser dispersa, mas focada em áreas estratégicas para se tornar um diferencial competitivo.

E nesse ponto, a empresa conta com a agilidade e a clareza proporcionadas pelo sistema de gestão de projetos Otimizee. Com ele, o Grupo consegue monitorar o progresso dos seus projetos, gerenciar riscos e garantir a viabilidade econômica de cada empreendimento. “A agilidade e clareza proporcionadas pelo sistema de gestão de projetos Otimizee, permitem tomadas de decisão mais rápidas e assertivas”, explica Lucas Basílio da Silva, Supervisor de Engenharia do Grupo Menegotti.

Além disso, o sistema Otimizee também permite analisar a saúde do projeto e avaliar se haverá atrasos ou não na execução dele. Enxergar os projetos de forma macro, através de indicadores, também foi outro diferencial proporcionado pelo sistema de gestão de projetos, implantado no grupo desde 2021.

Outra ajuda para a gestão de projetos do grupo foi o painel de produtividade “Meu Dia Otimizee”. “Com ele conseguimos ver, bem ao certo, tudo que precisamos em apenas uma tela. A gente vê o que precisa fazer, o que está atrasado e as tarefas futuras. Também conseguimos incluir novas atividades e fazer a gestão delas com a equipe. Eu posso pausar o calendário do meu projeto, incluir uma atividade ou demanda urgente, delegar essa demanda para uma pessoa e monitorar essa atividade, inclusive prevendo qual o impacto que ela terá dentro do projeto”, explica Lucas.

Mas a implantação do sistema Otimizee foi um grande desafio para o grupo. “Foi um desafio muito grande trazer uma ferramenta de gestão de projetos para dentro da empresa, mas isso foi muito enriquecedor para nós também”, afirma Andreas.

“A implantação é um conjunto de pessoas, processos e tecnologias e se esses três pilares não se unirem, a implantação não acontece. A parceria, o know-how e o conhecimento de gestão de projetos que a Otimizee trouxe para a Menegotti, assim como os treinamentos e o acompanhamento, fez toda a diferença”, concluiu Lucas.

A jornada da Menegotti rumo à inovação é um exemplo de como uma empresa madura pode se reinventar. Com foco, um excelente sistema de gestão de projetos e a capacidade de adaptar-se às novas tendências, a empresa continua a crescer e prosperar em um mercado em constante evolução.

Assista ao bate-papo em nosso Podcast, acesse: https://youtu.be/pRrd9iFq62w

Por: Luciano Alvarez