Indústria lidera geração de empregos em julho, aponta Caged

Mulher trabalha na indústria com colegas ao fundo

Foto Divulgação/Senai

Por: Pedro Leal

31/08/2022 - 06:08 - Atualizada em: 31/08/2022 - 07:48

Em julho, a indústria de Santa Catarina liderou a geração de empregos formais no Estado, com 2,2 mil contratações. Desse total, 1.452 vagas foram abertas pela construção civil. Na sequência, entre os segmentos que mais contrataram no período estiveram: têxtil, confecções, couro e calçados (503 vagas), alimentos e bebidas (319 vagas), equipamentos elétricos (246 vagas), automotivo (183 vagas), papel e celulose (180 vagas) e produtos químicos e plásticos (100 vagas). Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência e analisados pelo Observatório Fiesc, esta semana.

Em Jaraguá do Sul, a Indústria encerrou o mês de julho com abertura de 81 postos. Apesar do resultado positivo do setor, o município como um todo encerrou o mês com saldo negativo de seis postos de trabalho formais, puxado primariamente por perdas nos setores de serviços (-69) e comércio (-39).

O presidente da Fiesc Mario Cezar de Aguiar, salienta que a construção civil puxou o desempenho mensal, influenciada principalmente pelas contratações em obras de infraestrutura. “No ano, de janeiro a julho, a indústria catarinense gerou quase 40 mil postos de trabalho com carteira assinada. O Estado tem a menor taxa de desemprego do país, que está em 3,9% – enquanto a média brasileira é de 9,3%. Mesmo com uma economia em pleno emprego, continuamos contratando, o que demonstra que a atividade econômica se mantém aquecida”, afirma.

As medidas governamentais de combate à inflação no País, bem como a recuperação na atividade econômica, têm auxiliado a recuperação do poder de compra das famílias, o que ajuda a explicar, em boa medida, o desempenho do segmento têxtil, confecções, couro e calçados.

Análise do Observatório Fiesc mostra que a abertura de vagas no setor de alimentos está sendo impulsionada pelas vendas externas, estimuladas, em parte, pelo aumento nas vendas de carnes de aves e pelo crescimento do preço internacional da soja.

O bom momento das exportações catarinenses incentivou também a geração formal de empregos em setores de alta intensidade tecnológica, como é o caso de equipamentos elétricos. Nos últimos meses, Santa Catarina aumentou o fornecimento de motores elétricos para vários países, como, por exemplo, Bélgica, Alemanha e França.

WEG

A WEG S.A. comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral na terça-feira (30) que o Conselho de Administração, em reunião realizada em 23 de agosto de 2022, aprovou a reestruturação da WEG Automação em duas unidades distintas, com efeito a partir de 1º de setembro de 2022. A Unidade de Negócio WEG Automação será dividida em duas Unidades distintas: WEG Automação e WEG Soluções Digitais e Sistemas.

LabIC

Está aberta até sexta-feira (2), a Convocatória de Colaboradores para o 2º workshop do Laboratório de Inovação Cidadã (LabIC), do Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul. Interessados em participar diretamente do desenvolvimento dos projetos selecionados para o Workshop poderão se inscrever para colaborar com os proponentes dos projetos na criação de soluções para problemas que afetam nossas comunidades.

Censo

O Censo Demográfico 2022, iniciado no dia 1º de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já passou por 20.290.359 domicílios no País, contando até o momento 58.291.842 pessoas. O primeiro balanço do levantamento nacional foi divulgado na terça-feira (30) pelo IBGE e considera os dados lançados pelos recenseadores até segunda-feira (29). O IBGE divide o País em 452.246 setores censitários urbanos e rurais, dos quais 38,4% já estão sendo visitados pelos 144.634 recenseadores. O percentual é de 37,6% em Santa Catarina e 40,8% em Jaraguá do Sul.

Fórum

A Federação das Indústrias (Fiesc) traz o tema ‘Finanças’ na próxima edição do Fórum Radar, que ocorre no dia 22 de setembro, a partir das 13h30, na sede da entidade. No encontro, especialistas debaterão temas como fontes de financiamento, oportunidades de investimentos, além de alavancagem e estratégias para o crescimento da empresa

ITR

A pouco mais de 30 dias do fim do prazo, 1.890.192 proprietários rurais enviaram a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2022. A entrega começou em 15 de agosto e vai até as 23h59min59s de 30 de setembro. Neste ano, a Receita Federal espera receber de 5,84 milhões a 5,9 milhões de declarações.

Serviços

O Índice de Confiança de Serviços teve queda de 0,2 ponto em agosto, variação considerada “estabilidade” pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), que divulgou na terça-feira (30) a pesquisa. A variação numérica negativa interrompe uma sequência de cinco altas consecutivas e reflete uma percepção de desaceleração da demanda atual.

Comércio

O Índice de Confiança do Comércio, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve alta de 4,3 pontos em agosto, com a melhora das expectativas dos empresários sobre o futuro do setor. Segundo a pesquisa, apesar de o índice que mede as expectativas ter avançado de 84,8 para 94,5 pontos, a avaliação da situação atual recuou de 105,6 pontos para 104,2 pontos, o que indica demanda ainda em queda.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).