Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Incapacidade de estabelecer limites

Foto: Freepik

Por: Dr. Hugo Martins de Oliveira

04/09/2024 - 15:09 - Atualizada em: 04/09/2024 - 15:45

Um pai, em uma palestra, relatou que estava enfrentando problemas no relacionamento com a esposa devido à “invasão” dos pais em sua vida. Mesmo depois de ter saído de casa, ele não conseguia estabelecer limites claros, resultando em visitas inesperadas e interferências em sua vida profissional, conjugal e pessoal, sempre com medo de criar conflitos ou decepcionar os pais.

Pergunta para reflexão: Você tem carregado o peso de responsabilidades que não são suas? Como estabelecer limites saudáveis?

Como superar e crescer

É necessário reconhecer esses padrões e trabalhar ativamente para quebrá-los, aplicando filtros nos resultados, removendo as interferências emocionais com as pessoas e abrindo o caminho para um futuro de independência e liberdade. O processo de cura começa com o perdão – tanto para os pais quanto para si mesmo.

É inteligente se libertar das expectativas e dores que não pertencem a você, para poder viver plenamente e construir um legado diferente para as próximas gerações, seus filhos.

Compreender que nossos pais são nossos pontos de partida e não nosso teto nos dá permissão e autorização para seguir a vida com foco no futuro, assumindo a responsabilidade pela nossa própria jornada, com autonomia, verdade e segurança. Para muitos é difícil, porém necessário estabelecer limites respeitosos em laços que foram feitos para durar para sempre.

A mudança de mentalidade, o tratamento das emoções e o ajuste de comportamento são chaves para uma relação saudável, prazerosa, leve e cheia de boas memórias dentro desses vínculos tão importantes.

Sabendo que não existe ex-pai, ex-mãe ou ex-filho, devemos respeitar o tempo e o momento de cada um dentro da organização familiar, praticando princípios e valores onde abunda o amor, com direção, proteção, limites e o perdão em sua forma mais profunda, permitindo-nos recomeçar.

Dica para ação: Faça uma autoavaliação honesta sobre como as dinâmicas com seus pais estão influenciando sua vida hoje. Estabeleça limites claros e busque apoio para resolver questões pendentes.

Construindo a liberdade

O relacionamento com nossos pais não apenas marca nossa infância, mas também pode influenciar profundamente toda a nossa vida adulta. Ao reconhecer e reestruturar esses vínculos, podemos nos libertar das amarras do passado e construir um futuro mais saudável e feliz, tanto para nós quanto para nossos filhos.

Se você percebeu a necessidade de apoio para enfrentar esses desafios, estou aqui para ajudar. Vamos caminhar juntos, superando obstáculos, reconstruindo sua vida e alcançando a liberdade que você merece.

Sobre mim

Sou o Dr. Hugo Oliveira, Médico, renomado Palestrante, Treinador e Mentor de Carreira e Desenvolvimento Pessoal com mais de 12 anos de experiência abrangendo diversas áreas da saúde, desde atuação como plantonista, liderança de equipe, professor universitário até gestão. Reconhecido e em destaque nas principais mídias, participei como escritor no maior evento literário brasileiro, a Bienal do Livro do RJ em 2023. Com uma sólida referência profissional, tenho contribuído ativamente, colaborando com profissionais em diversos segmentos na área de saúde. Com expertise em orientar carreiras, sou também um empreendedor social, idealizador, presidente e voluntário no Instituto Oliveira, dedicado ao cuidado integral de crianças e jovens com diagnóstico de câncer e suas famílias. Possuo título de Mestre em Saúde e Meio Ambiente, contribuindo para o avanço e desenvolvimento do setor.

Redes sociais:

TikTok: https://www.tiktok.com/@dr.hugooliveira

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp