A audiência realizada pela Comissão de Infraestrutura do Senado, que discutiu as concessões rodoviárias e tratou em especial do Morro dos Cavalos, deixou claro que a busca de soluções para o trecho está longe de ser prioridade. A proposta da construção de túneis, reacendida após o grave acidente onde um caminhão pegou fogo e por pouco não houve uma tragédia, não avança. O governo do estado propôs um anel viário, sem descartar os túneis. A questão é: quem vai tocar a obra? A ideia de que a Motiva, ex-CCR, responsável pelo trecho sul, assumisse o encargo em substituição à Arteris, concessionária do trecho norte, tem embargo jurídico. A fala de Fernando de Freitas Bezerra, superintendente da ANTT, caiu como uma ducha de água fria: “Do ponto de vista jurídico, há uma barreira porque não tem previsão de investimento cruzado, de um contrato dentro do outro. Teríamos que fazer um termo ativo”. O debate parece ter voltado à estaca zero. E detalhe: o verão está chegando e com ele todos os riscos. Oremos.
Otimismo
O senador Esperidião Amin (PP), que comandou a audiência sobre o Morro dos Cavalos, segue otimista de que até o final do ano uma solução será apresentada. “Voto com o ministro. A decisão que ele anunciar sobre qual obra será feita eu apóio”, disse. O detalhe é que, convidado para a audiência, o ministro Renan Filho não compareceu, mandou representante.
Ironia
O deputado Fabiano da Luz (PT) foi irônico sobre o fato de o reitor da Udesc, José Fragalli, ter que explicar o edital que trata da reserva de vaga para candidatos de fora de SC na pós em Música. Diante das críticas, disparou: “É curioso, porque de três senadores, SC tem um carioca e no próximo ano, de duas vagas para o Senado, querem oferecer para um carioca. Daí pode.”
Comércio
O varejo catarinense voltou a crescer em agosto, registrando alta de 0,3% em relação a julho. Com esse resultado, o setor acumula crescimento de 6% nos oito primeiros meses de 2025 — o segundo melhor desempenho do país, atrás apenas do Amapá (7,1%). Considerando apenas o período de janeiro a agosto, SC alcançou neste ano o melhor resultado desde 2019, anterior à pandemia de Covid-19.
Livro

Foto: Divulgação/Instituto Perillo