Os feirões de empregos têm se tornado uma importante ferramenta para promover a inserção e a reintegração de profissionais no mercado de trabalho. Esses eventos, que reúnem empresas e candidatos em um único local, têm impacto significativo na sociedade, contribuindo para a redução do desemprego e para o fortalecimento da economia.
Um dos principais impactos desses feirões é a oportunidade de encurtar o caminho entre as empresas e os candidatos em busca de trabalho. Ao reunir diversos ofertantes em um mesmo espaço, esses eventos facilitam o acesso dos candidatos a um maior número de oportunidades de emprego. Isso é um diferencial importante em um cenário de concorrência, transformações e inovações do mercado de trabalho.
Os feirões de empregos promovem, outrossim, a inclusão social, oferecendo oportunidades a grupos que muitas vezes enfrentam determinadas barreiras. Pessoas em situação de vulnerabilidade, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência e outros grupos que enfrentam desafios específicos têm a chance de participar desses eventos e ter acesso a oportunidades que talvez não encontrariam em outros contextos.
Nessas ocasiões as empresas oferecem processos seletivos rápidos e até mesmo entrevistas de emprego no próprio evento, agilizando o processo de contratação e diminuindo os custos para os candidatos. Diante do exposto, Jaraguá do Sul promoverá o 2º Feirão de Empregos, marcado para o sábado (3), onde participarão 70 empresas e mais de 2.000 vagas de empregos, inclusive, para pessoas com deficiência (PcD) e Menor Aprendiz. O evento ocorrerá das 8h às 15h, na Arena Jaraguá.