Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Iluminação na SC-110 pode trazer mais segurança na rodovia, defende deputado

Foto: Fabio Junkes/Arquivo OCP

Por: Áurea Arendartchuk

12/08/2025 - 06:08

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), teve moção aprovada pela Assembleia Legislativa em que solicitada a instalação de iluminação pública na SC-110 na altura do pé da serra entre Jaraguá do Sul e Pomerode. O documento será encaminhado ao governo estadual e à Secretaria de Infraestrutura.

A proposta destaca a importância de garantir mais segurança e visibilidade para quem transita pela rodovia, especialmente no período noturno, considerando que o lado de Jaraguá do Sul já possui iluminação.

Segundo Lunelli, trata-se de uma obra simples, mas essencial. “A falta de iluminação aumenta os riscos de acidentes e gera insegurança. Precisamos garantir uma infraestrutura à altura da importância dessa ligação entre Pomerode e Jaraguá do Sul”, afirma o deputado.

O trecho citado, de aproximadamente três quilômetros, está em fase final de revitalização, com a implantação de uma terceira faixa. Para o parlamentar, este é o momento ideal para incluir a iluminação pública no projeto da obra.

Câmara jaraguaense vai debater aumento da violência contra a mulher

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, em sessão da quinta passada, a realização de audiência pública para debater o crescimento alarmante dos casos de violência contra mulher no município e buscar soluções integradas. A audiência será no dia 26 de agosto, às 19h, no Centro de Convivência, no Parque Municipal de Eventos.

O requerimento destaca dados preocupantes que motivaram a organização de uma audiência pública. Entre 1º de janeiro e 1º de agosto de 2023, foram registradas 945 ocorrências de violência contra a mulher. No mesmo período de 2024, o número subiu para 987. A tendência de alta se manteve em 2025, com 295 casos registrados somente entre janeiro e maio, envolvendo ameaças, lesões corporais, cárcere privado, violência psicológica, perseguição, estupro e descumprimento de medidas protetivas.

A proposta foi assinada pelos vereadores Natália Lucia Petry (MDB), Israel Cani (PL), Charles Salvador (PSDB), Delegado Mioto (União), Jair Pedri (PSD), Jonathan Reinke (União), Luís Fernando Almeida (MDB), Osmair Luiz Gadotti (MDB), Fernando Alflen (PL) e Sirley Schappo (Novo).

Medidas protetivas
Os parlamentares ressaltaram a gravidade do cenário, evidenciada também pelo elevado número de medidas protetivas de urgência concedidas – 237 no mesmo período de cinco meses em 2025. Além disso, a Polícia Militar realizou 199 visitas domiciliares por meio da Rede Catarina de Proteção à Mulher. O documento alerta para uma possível subnotificação, já que muitas vítimas não registram queixa oficialmente, o que significa que a dimensão real do problema pode ser ainda maior.

Exportações

Em entrevista à Veja, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou na segunda-feira (11) que deve dar prioridade às medidas do governo para proteger a economia e exportadores atingidos pelas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. Motta também defendeu o diálogo diplomático para solucionar o problema.

Proteção de crianças e adolescentes

Motta também pretende colocar em votação projetos que tratam da proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Segundo ele, os vídeos do influenciador Felca denunciando a exploração de menores de idade nas redes sociais chocaram e mobilizaram milhões de brasileiros. Felca é o nome artístico de Felipe Bressanim Pereira, de 27 anos. Natural de Londrina (PR), ele começou na internet em 2012, jogando videogame em transmissões ao vivo. Na semana passada, Felca publicou um vídeo abordando a adultização e a exploração de crianças e adolescentes, com diversos casos em que jovens são expostos de forma sexualizada na internet.

 

Medida provisória INSS

O Senado pode votar nesta terça-feira (12) a medida provisória que cria o Programa de Gerenciamento de Benefícios do INSS e da Perícia Médica Federal. Editada em abril pelo Executivo, a medida provisória perde a validade nesta terça. A matéria busca reduzir as filas para o atendimento no INSS com um programa que prevê o pagamento de um bônus de produtividade para servidores do Instituto (R$ 68 por processo analisado) e peritos (R$ 75 por perícia ou análise).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.