Hospital e Maternidade Jaraguá completa 50 anos com foco na modernização da unidade

Colunistas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

sexta-feira, 04:00 - 26/02/2016

OCP News Jaraguá do Sul
Hospital Jaraguá - divulgação O Hospital e Maternidade Jaraguá, o primeiro do município, celebra 50 anos de história amanhã. Em comunicado ontem, a instituição destaca que a comemoração ocorre focando na modernização da unidade. A inauguração da nova ala da unidade, com foco em cardiologia, realizada em janeiro de 2015, é apenas o mais recente exemplo de solidariedade dos empresários, poder público e doadores locais. A história começou em 1920, quando motoristas da cidade transportavam as pessoas doentes em busca de assistência médica em cidades vizinhas. Foi nessa época, e com o apoio da comunidade católica, que os luteranos batalharam para a construção do primeiro hospital de Jaraguá do Sul. A instituição comemora conquistas: a ampliação da estrutura, nos anos de 1976 e 1992, a criação do primeiro Centro de Imagem da região, em 1994, a inauguração da UTI Neonatal e Pediátrica, em 1999, o título Amigo da Criança recebido pelo Unicef, em 2001, o prêmio Sante e o prêmio Criança Abrinq, em 2012. Outro destaque é a implantação do Banco de Leite que, em 2015, recebeu mais uma vez o Certificado de Excelência do Programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano. Outro diferencial é a telemedicina, uma realidade no hospital, sendo que seis das oito salas do novo centro cirúrgico contam com a tecnologia. A comunidade pode contribuir com a instituição. Doações podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 0356-5, conta corrente 88888-5.

* * *

Na Scar No domingo (28), o palestrante Alfredo Rocha estará em Jaraguá do Sul para falar sobre desenvolvimento de líderes empresariais. O evento será realizado na Scar e começa às 14h. Os ingressos custam R$ 10. Informações pelo telefone 9181-8216.

* * *

7,6 Foi a taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país em janeiro, segundo o IBGE. O rendimento dos trabalhadores foi estimado em R$ 2.242,90. * * * fabiana kochMeditação para todos Não é de hoje que modismos criados no exterior, acabam sendo absorvidos no nosso país. Americanizamos muitos hábitos, e hoje as pessoas seguem costumes de outras culturas naturalmente. E dentro deste Universo, existem os hábitos saudáveis e outros abomináveis. Em 2013, presenciei um congressista americano compartilhando o projeto de incluir a prática da meditação nas escolas públicas e para o exército daquele país. Seu objetivo era trazer mais consciência e saúde física e mental ao povo americano. Detalhes podem ser encontrados no livro A Mindfull Nation, de Tim Ryan. Percebo esse hábito crescendo entre os brasileiros, e aquela ideia estereotipada de que quem medita é monge, iogue ou seres iluminados ser desmistificada. Afinal, é com a prática da meditação que muitos empresários, executivos e gerentes estão encontrando a solução para os problemas. Como dizem, estamos vivendo momento de crise no país, assim, como existe uma necessidade, acaba sendo mais fácil experimentar algo novo. É fazendo algo que nunca foi feito que obtemos resultados diferentes. Por isso muitos estão meditando. Isso é ótimo, afinal contribui para o equilíbrio do corpo e da mente. A ciência já comprovou os benefícios da meditação no controle da ansiedade, depressão, TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e até problemas de pele. Quem medita costuma ter maior controle sobre as emoções, mais concentração no trabalho e mais produtividade. A meditação contribui para o autocontrole e a autoestima. E como se faz? Na verdade essa nova prática de meditação chamada Mindfulness, pode ser realizada em qualquer lugar. Basta estar com a mente no momento presente. Estar consciente do aqui e agora. Sempre incentivo a fechar os olhos e prestar atenção a respiração, ao movimento do ar entrando e saindo do corpo. Mas, é possível praticá-la no chuveiro, durante as refeições, caminhando, dirigindo, enfim, em qualquer lugar. O importante, é parar. É ter disciplina para fazer pit stops diários, e assim, encontrar soluções, promover a calma, e o equilíbrio, seja na vida pessoal ou profissional. Quem não parar por iniciativa própria, acabará parando pelas circunstâncias alimentadas ao longo da jornada. O ser humano costuma dizer que não tem tempo. Tempo é uma questão de prioridade. Quer encontrar a solução? Então pratique a meditação, e depois parta para a ação! Fique bem!

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO

×