Não agüento mais de tanto ouvir levianos falando sobre tecnologias, inteligência artificial e outras tantas dessas modernidades. Tolos estão pensando que as tecnologias vão nos ajeitar a vida e produzir felicidades. Baita asneira. Espremendo bem o bagaço da nossa vida vamos descobrir que precisamos de bem pouco para viver bem. Tecnologias pode resolver, digamos, problemas “matemáticos”, mas jamais vão resolver ou acabar com as nossas inquietações emocionais. Era só o que faltava um parvo vir dizer que os psicólogos, os psiquiatras do futuro serão robôs, robôs tão ou mais inteligentes que os humanos. E dizendo isso, é bom lembrar de um conselho milenar, conselho pouco ouvido pela maioria. Diz assim o tal conselho: – “Ter amigos próximos com quem podemos dividir tanto os momentos bons quanto os momentos ruins, é um dos caminhos mais garantidos para a felicidade”. Será que um robô movido por inteligência artificial irá produzir amizades artificiais? Os tolos não pensam nisso. Eu aposto todos os dedos da mão esquerda, sou canhoto, que o senhor Musk não dorme tranqüilo à noite, se dormir… Não é preciso ir longe, aqui mesmo, entre nós, padres, pastores, empresários, influencers jovens, bonitas e ricas andam subindo pelas paredes, fustigados por depressões e furúnculos emocionais. Ué, será que as inteligências artificiais são ignoradas por eles? Uma pessoa ganhando salário mínimo pode estar muito mais próxima da felicidade que outra podre de rica ou mesmo famosa. Para a maioria, felicidade é como uma miragem, um oasis no deserto de suas vidas, tudo não passa de um desenho, de um sonho remoto e impossível. Pessoas que, mais tarde na vida, vão “acordar” do quão felizes poderiam ter sido e não foram. Uma das nossas piores danações na vida é olhar para trás e suspirar pelo que passou, pelo que era bom e não foi reconhecido. E agora, num atoleiro sufocante tudo fica pior, afinal, a felicidade passou batida, não foi reconhecida quando ela estava em nosso colo. Há pessoas que hoje vivem no paraíso, o paraíso da paz, de dispor do que lhes é preciso, de ter calores humanos por perto, mas… Não se dão conta dessa fadinha na ponta de seus narizes… – Ah, um dia vão acordar. Será tarde. Bom é acordar na hora certa… Agora.
PARVOS
Chamar alguém de parvo é mais delicado do que chamar de outras coisas… Fico no parvo, é mais leve. Muitos homens chutam o balde da vida e abandonam suas esposas e vão à procura de alguém mais jovem ou mais bonita, mais isso ou mais aquilo, tudo tolice de pessoas de cabeças vazias, parvos mesmo. Quem faz isso nunca será feliz, nenhuma companheira lhe será reconhecida como boa pessoa. Os parvos correm atrás dos ventos na vida, vão acabar lascados, velhos e infelizes. Semeiam, colherão…
ORAÇÕES
Cresci dentro da Igreja, da igreja convencional dos brasileiros. Mais tarde, passei todos os anos de minha formação escolar e acadêmica em instituições maristas e… Sempre vi, em vários lugares, pessoas rezando. Mas aprendi que rezam da boca para fora, o que não adianta de nada. Ou rezamos de modo honesto e consertamos os “defeitos” das nossas condutas ou nenhum santo nos vai ajudar. De religiosos por conveniência as igrejas estão cheias. Fariseus…!
FALTA DIZER
Há quem pense que felicidade é um prêmio gratuito da vida, um ganhar sem previamente suar… Esse “suar” da felicidade significa entender que a vida é uma corrida com obstáculos. Quem quiser ser feliz precisar “pular” com qualidade e obstinação as “barreiras” do caminho. O mais é engano. Enganados, acordem!