Hipertensão, Infarto e AVC

FOTO: divulgação

Por: “Dica de Saúde”

16/11/2023 - 08:11 - Atualizada em: 16/11/2023 - 16:21

Hipertensão

A hipertensão arterial – ou pressão alta – afeta mais de 38 milhões de brasileiros causando mais de trezentas mil mortes por ano.

Ela é a maior causadora de óbitos por doença no Brasil, pois as duas doenças que mais matam – o Infarto do Miocárdio (ataque do coração) e os Acidentes Vasculares Cerebrais AVCs (derrame cerebral) – têm como principal causa a hipertensão.

A pressão alta leva ao endurecimento e estreitamento das artérias, fazendo com que o sangue circule mais rapidamente, porém, em menor quantidade pelas artérias, exigindo um esforço maior do coração.

Por ser uma doença silenciosa, a hipertensão pode surpreender, por isso é muito importante examinar a pressão arterial pelo menos uma vez por ano.

Infarto

Infarto é causado pela obstrução da artéria do coração, causando uma dor no lado esquerdo do peito, muitas vezes associada à tontura, mal-estar, enjôo, suor frio, queimação no estômago, aperto na garganta ou dor na axila ou no braço esquerdo; sintomas que podem variar entre as pessoas.

Nos primeiros sinais é importante chamar o 192 do SAMU, pois o infarto pode levar à perda de consciência.

AVC

Os AVCs acontecem quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem (AVC Isquêmico) ou se rompem (AVC Hemorrágico), provocando a paralisia da área cerebral por falta de circulação ou hemorragia. É uma das principais causas de morte, incapacitação e internações no Brasil.

A sigla S.A.M.U. representa os 4 passos rápidos para identificar um AVC: Sorriso, Abraço, Mensagem e Urgência. Peça para a pessoa sorrir e veja se o sorriso é torto. Peça para levantar os braços e veja se ela consegue. Diga uma frase e veja se ela consegue repetir. Se qualquer um desses sintomas aparecer, é urgente ligar para o 192, o 193, ou levar a pessoa ao hospital.

Em qualquer desses casos, a vítima deve ser socorrida rapidamente para diminuir o risco de morte e as sequelas.

Exercícios físicos, dieta balanceada, evitar excesso de álcool, não fumar e consultar o médico são a receita para evitar a hipertensão e suas consequências.

Notícias no celular

Whatsapp