Guaramirim recebe Plano Municipal de Turismo

Divulgação

Por: Pedro Leal

03/05/2022 - 05:05

A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recebeu na última semana, o Plano Municipal de Turismo.

O documento foi elaborado em parceria com o Sebrae, a Amvali e o Cigamvali. Na cerimônia, realizada em Barra Velha, estiveram presentes autoridades locais, gestores públicos de turismo e empresários do ramo.

“Este é um importante documento para o município. É ele que vai guiar as ações desenvolvidas para o desenvolvimento do setor”, afirmou o prefeito Luis Antonio Chiodini.

O Plano Municipal de Turismo apresenta estratégias e ações voltadas ao estímulo e estruturação da ação do turismo. É um documento norteador para que o governo, empresas e entidades desenvolvam o turismo no município de forma sustentável e participativa, além de ser referência para atrair investidores e linhas de crédito para o setor.

O documento foi entregue durante o Fórum Regional de Turismo, em cerimônia realizada em Barra Velha.

FGTS

Desde segunda-feira (2), o mutuário inadimplente com a casa própria poderá usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até 12 prestações em atraso. A medida foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS no último dia 20. Na ocasião, o Conselho Curador aumentou, de três meses para 12 meses, o limite de uso do saldo do fundo para quitar parcelas em atraso.

Inflação

O mercado financeiro voltou a subir suas projeções para a inflação deste ano, de acordo com o Relatório Focus divulgado segunda-feira (2) pelo Banco Central. Pelas novas estimativas, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 7,89%. Essa foi a 16ª alta consecutiva. Há uma semana, a projeção para o índice estava em 7,65%, e há quatro semanas, em 6,97%.

 

Outras projeções

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos –, a previsão segundo o Focus é que a economia do País cresça 0,7% neste ano. Na semana passada, a expectativa era de 0,65%, e há um mês, 0,52%. Nesta semana, as estimativas relativas à taxa de juros Selic (13,25% ao ano ao fim de 2022) e o câmbio (dólar a R$ 5,00 em dezembro) ficarão estáveis.

Royalties

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) encaminhou na segunda-feira (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para iniciar o cumprimento do julgado no âmbito da Ação Cível Originária (ACO) 444 – relacionada aos royalties do petróleo. O processo está em tramitação há mais de três décadas naquela corte de Justiça.

Negado

Uma decisão da 3ª Vara Cível da comarca de Chapecó, sob regência do juiz Marcos Bigolin, indeferiu o pedido de recuperação judicial de uma empresa de compra e venda de criptomoedas. Vários indicativos de que as atividades empresariais estão suspensas inviabilizaram o deferimento do pedido, dedicado legalmente à quitação de dívidas financeiras contraídas junto a credores, a fim de garantir a continuidade do estabelecimento.

Demanda

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) procurou as empresas que fazem o transporte intermunicipal na região para solicitar a ampliação de horários de linhas de ônibus. A iniciativa é do presidente da entidade, o vereador Lairton Muller, de Corupá. “Estamos recebendo frequentemente pedidos de usuários para que façamos contato com as empresas que detêm as concessões, reivindicando que na medida do possível ofereçam novas linhas”.

Desempenho

O primeiro trimestre de 2022 foi positivo para micros e pequenas indústrias, revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada na segunda-feira (2). O Panorama da Pequena Indústria indica melhora no Índice de Desempenho, que registrou a melhor média (45,5 pontos) no primeiro trimestre do ano desde 2012.