Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Guaramirim passa a contar com estação móvel para reforçar abastecimento de água

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

11/03/2025 - 06:03

Passou a operar na segunda-feira (10), a Estação Móvel de Tratamento de Água (ETA), locada emergencialmente pela Prefeitura de Guaramirim. O equipamento vai tratar 20 litros por segundo, 24 horas por dia. A oficialização do funcionamento foi realizada pela empresa que forneceu a ETA, responsável pela estrutura, durante uma apresentação aos vereadores do município.

A ETA é totalmente automatizada, com sistemas de autolimpeza e autofiltração e pode ser controlada à distância pelos técnicos da empresa. A estrutura chegou em Guaramirim no dia 21 de fevereiro, foi instalada e iniciou suas operações em fase de testes no dia 23. Desde então, já tem contribuído para o abastecimento de água em Guaramirim.

O prefeito Adriano Zimmermann (PL) destaca que, apesar de a estrutura ajudar a equilibrar os níveis dos reservatórios, Guaramirim ainda enfrenta uma situação de emergência, com consumo médio acima da produção. Por isso, ele alerta para que a população continue colaborando com a redução do consumo e uso consciente da água. “Estamos com o apoio de uma consultoria especializada em saneamento, que irá indicar a melhor alternativa para resolvermos o problema da água em Guaramirim a longo prazo”, ressaltou.

A presidente da Câmara de Vereadores, Cristiane Poltronieri (PL), destacou a eficiência da ação emergencial e mencionou que, nas últimas duas semanas, as incidências de desabastecimento no município diminuíram.

A ligação entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, que permitirá o abastecimento do bairro Ilha da Figueira, está sendo finalizada. Já o convênio com a Prefeitura de Schroeder, para o fornecimento de água ao bairro Vila Amizade, foi votado ontem à noite.

 

Ar-condicionado

A Câmara de Jaraguá do Sul recebeu indicação do vereador Luís Almeida (MDB) que solicita ao Executivo Municipal a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas cozinhas das unidades escolares da rede municipal de ensino. A proposta tem como objetivo melhorar as condições de trabalho das agentes de alimentação escolar e garantir a qualidade da merenda servida aos alunos. Segundo Almeida, o ambiente superaquecido compromete a saúde e o bem-estar das profissionais responsáveis pela alimentação dos estudantes, tornando essencial a instalação dos equipamentos de climatização para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e adequado.

 

Alerta

A audiência pública sobre alternativas e definição de estratégias para solucionar o crescimento da população de rua em Santa Catarina, ocorre na quarta-feira (12), às 10h30, na Alesc. A proposta, aprovada por unanimidade na Comissão de Assuntos Municipais, partiu do deputado Matheus Cadorin (Novo). O parlamentar alerta para a urgência de mudanças na legislação para permitir ações mais eficazes no enfrentamento do problema. Segundo ele, a população de rua cresceu 76% em dois anos no estado, um aumento muito maior do que a média nacional. “Esse problema não pode mais ser ignorado, e a legislação precisa permitir que os municípios e as forças de segurança atuem de forma mais efetiva”, afirma Cadorin.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.