Governo do Estado e Defesa Civil discutem ações de proteção contra desastres naturais

Foto: Roberto Zacarias/Secom

Por: Elisângela Pezzutti

17/01/2024 - 06:01 - Atualizada em: 17/01/2024 - 08:19

Por Elisângela Pezzutti
Interina

O governador Jorginho Mello se reuniu, no início desta semana, com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil para discutir ações de contenção aos desastres naturais em Santa Catarina. Os projetos irão utilizar como base os estudos realizados pela Japan International Cooperation Agency (Jica), que já fez estudos na Bacia do Rio Itajaí-Açu. O governador destacou a sua preocupação com os catarinenses que foram afetados com as fortes chuvas de 2023 e afirmou que haverá muito trabalho para conter esses desastres naturais no estado: “O catarinense não pode mais viver todo ano preocupado se irá ou não perder todos os seus bens com as enchentes e fortes chuvas”.

Foco na redução de riscos

Com estudos avançados, o programa irá focar na redução de risco de desastres naturais. A intenção é levar a experiência de lidar com as situações do Rio Itajaí para toda Santa Catarina, expandindo também os estudos da Jica que possam servir como referência nacional. Serão definidas prioridades para cada município, visando os que são mais afetados pelas chuvas e enchentes todos os anos. O secretário estadual da Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, explica que com o projeto haverá ainda mais medidas de proteção do Estado para a população quando houver algum desastre. “O governador irá determinar as prioridades e as equipes de Governo que irão trabalhar no programa, então agora é a hora de arregaçar as mangas e fazer acontecer”, declarou.

Sobre a Jica

A Jica é uma Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento, que apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento. A Companhia atua em mais de 150 países, prestando assistência para o seu desenvolvimento. Com estratégias e estudos, a Agência atua em Santa Catarina há mais de 10 anos, enviando peritos japoneses para auxiliar os pesquisadores catarinenses com estudos em diversas áreas.


 

CURTA

Força-tarefa. Uma verdadeira operação de guerra foi montada pela Celesc em Jaraguá do Sul para construir torres temporárias e garantir o fornecimento de energia, após vendavais derrubarem uma linha de transmissão. Foram 11 postes de linhas de transmissão, 550 metros de linha, 50 profissionais, quatro caminhões de cesto e máquinas pesadas de terraplanagem. Tudo pronto em menos de três dias. Estas equipes mobilizaram profissionais das regionais de Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Blumenau, Lages, Itajaí e Tubarão.